— ler mais..

SPORTING PODE QUEIXAR-SE DO ÁRBITRO, SIM, POIS FOI MAU DEMAIS. MAS TAMBÉM DE SI PRÓPRIO. HOJE DRAGÃO PODE SORRIR… É cedo para deixar os árbitros assumirem as despesas das discussões pós-fim-d..." /> — ler mais..

SPORTING PODE QUEIXAR-SE DO ÁRBITRO, SIM, POIS FOI MAU DEMAIS. MAS TAMBÉM DE SI PRÓPRIO. HOJE DRAGÃO PODE SORRIR… É cedo para deixar os árbitros assumirem as despesas das discussões pós-fim-d..." /> A incompetência regressa - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

A incompetência regressa

16 Agosto, 2011 906 visualizações

SPORTING PODE QUEIXAR-SE DO ÁRBITRO, SIM, POIS FOI MAU DEMAIS. MAS TAMBÉM DE SI PRÓPRIO. HOJE DRAGÃO PODE SORRIR…

É cedo para deixar os árbitros assumirem as despesas das discussões pós-fim-de-semana e casos como os de Pedro Proença obrigam-nos a ter cuidado nas palavras utilizadas quando falamos dos que ajuízam, semana após semana, os jogos de futebol. Mas exibições como a de Carlos Xistra ontem em Alvalade são extremamente prejudiciais para o desporto. Porque levam as pessoas a deixar de acreditar no espetáculo e levantam questões de difícil resposta que nem a justiça consegue resolver. Como ficou provado no caso Apito Dourado.

O Sporting pode queixar-se do árbitro, sim, pois um golo mal anulado e um penálti por marcar é coisa que mancha mesmo a verdade desportiva. Tudo isto somado ao perdão nas expulsões a Jeffren e Cauê colocam Xistra em ponto de mira. Para que tudo não fique na mesma e para que jogadores, treinadores e dirigentes não sejam os únicos castigados da Liga, incompetentes como este têm de passar um longo período de secura. E avaliar-se pelos meios possíveis a origem da incompetência. Merecemos um desporto limpo.

Esquecendo o caos Xistra, o leão mostrou francas melhorias em relação a exibições recentes e não fosse o empate os adeptos que se deslocaram a Alvalade teriam dado por bem gasto o seu tempo. Mas também há problemas nos índices de eficácia. Jogar com Postiga sozinho no eixo num esquema de 4x3x3 é capaz de não ser a melhor receita para que os golos apareçam. O ponta é craque mas não goleador. Há muito que se percebeu isso. Se os outros não ajudarem a resolver, será preciso mudar. Sistema ou jogador. Dirá Domingos.

A perda de pontos de Sporting e Benfica deverá transmitir ao Dragão ainda maior ambição na abordagem à deslocação a Guimarães. Não será um jogo fácil, pois no berço isso raramente acontece, mas terá desta vez Manuel Machado um antídoto para travar um FC Porto tão poderoso quanto eficaz? Não será fácil. Pelo que se viu na Supertaça a supremacia portista é clara e nomes como Hulk, Falcão, Moutinho ou até um herói acidental como Rolando poderão fazer a diferença. Mas a Liga segue só com empates. Como será então?

Texto escrito no sábado, 13 agosto de 2011