«Jesus é o melhor treinador do Mundo», diz o Bruxo de Fafe
Fernando Nogueira, o popular Bruxo de Fafe, revelou que vai ganhar 200 mil euros se o Benfica não for campeão, como consequência de um trabalho que lhe foi encomendado. Bola na Área entrou em linha com ele.
– Boa tarde, senhor Fernando. Conte-nos lá o que aconteceu.
– Aquilo que hoje está falado nos jornais, está dito. Mas procuraram-me em cima do joelho e pode não dar resultado. Foram duas pessoas ligadas ao futebol. Eu trabalho para quem me contrato mas só tenho um clube: o V. Guimarães.
– Acredita que o seu “trabalho” vai ter resultados práticos?
– Há dois anos também o Benfica também tinha tudo para ganhar tudo e perder tudo. Lembro-me que fui ao Jamor à final da Taça e uma adepta do Benfica antes do início do jogo veio perguntar-me ‘ò senhor bruxo, o Benfica vai ganhar ao V. Guimarães?’ Eu disse-lhe que não. Quando o Benfica perdeu, veio de novo ter comigo abraçar-me e eu disse-lhe: “Não te preocupes que daqui a 20 minutos o Benfica já está a perder”.
– Não teme represálias dos adeptos do Benfica?
– Não. Repare uma coisa, trabalho para quem me contratar. Se o Benfica me quiser contratar, estou à disposição.
– Há dois anos disse-me, antes do empate do Benfica com o Estoril, que o Benfica ia perder tudo e caiu o Carmo e a Trindade…
– Ò amigo Eugénio, não é difícil recordar o que aconteceu. Avisei-os sobre aquela bruxa do Alto Minho que tinha sido contratada. Não me ouviram.
– Mas vamos ver bem as coisas: não vai ser fácil o Benfica perder este campeonato…
– Muito sinceramente, não vai ser fácil. Tem tudo para ser campeão. Mas que não vai ser fácil ser campeão, não vai, não.
– Vai estar no Estádio D. Afonso Henriques?
– Só se morrer. Vou ver o clube do meu coração. O meu clube é preto e branco e só trabalho para quem me paga.
– Não quer mesmo dizer quem lhe pagou?
– Não vou revelar quem é. Mas não é um trabalho garantido porque procuraram-me em cima da hora. Repare, apenas estou a fazer o meu trabalho. Não posso estar a misturar a vida com as outras coisas.
– Portanto, é um “trabalho” que pode ser tido encomendado tarde…
– É. O que quero é honestidade acima de tudo. Nada está garantido porque me procuraram em cima do joelho. Se fosse antes, já falava com certezas.
– O Benfica se for campeão é um bom campeão?
– Como adepto do futebol, digo-lhe: o Benfica merece, com todas as letras, ser campeão. Isso aí não há volta a dar.
– Como viu a polémica Lopetegui-Jesus?
– Aquele que tivesse respeito, calava-se e ia-se embora. O Lopetegui nada ganhou. Um treinador que promete ganhar tudo e nada ganha, só tem um caminho: rua. Quanto ao Jesus, conheci-o pessoalmente aqui em Guimarães e é um homem sério e educado. Um sábio do futebol. O Benfica tem o melhor treinador do mundo.
– O Jesus pelos vistos é uma pessoa que também respeita o lado oculto…
– Respeita sim senhor.