— ler mais..

1. António Salvador. Um presidente que aprendeu depressa e que desde a primeira hora revelou grande ambição. Fez alianças com Benfica e Sporting, soube fazer a ponte com o maior empresário de joga..." /> — ler mais..

1. António Salvador. Um presidente que aprendeu depressa e que desde a primeira hora revelou grande ambição. Fez alianças com Benfica e Sporting, soube fazer a ponte com o maior empresário de joga..." /> Os 10 segredos do sucesso do Sp. Braga - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Os 10 segredos do sucesso do Sp. Braga

18 Março, 2012 1044 visualizações

1. António Salvador. Um presidente que aprendeu depressa e que desde a primeira hora revelou grande ambição. Fez alianças com Benfica e Sporting, soube fazer a ponte com o maior empresário de jogadores do Mundo e rodeou-se de um staff pequeno mas sempre fiel e que compreendeu a sua estratégia. Soube também colocar a Câmara Municipal de Braga no seu lugar, libertando o clube de influências muitas vezes nefastas, mas sem hostilizar a elite bracarense. Tem vindo a melhorar o seu discurso e também a sua relação com treinadores e jogadores, aprendendo com os primeiros. Optou por uma exposição pública mínima e o tempo está a dar-lhe razão mas talvez tenha chegado a hora de aparecer mais vezes nos media.

2. Jesualdo Ferreira. Foram muito importantes as épocas que tiveram a marca do professor. Estabilizou a equipa de futebol e estabeleceu as bases para um projecto vencedor.

3. Jorge Jesus. Esteve apenas uma época em Braga mas foi ele quem mudou o chip. Pela primeira vez, os dirigentes do Sp. Braga entenderam que não se conseguem bons resultados sem bons treinadores. A conquisra da Taça Intertoto foi apenas a cereja em cima do bolo.

4. Domingos Paciência. Deu continuidade ao trabalho de Jesus, foi 2.º no primeiro ano e finalista da Liga Europa no segundo. Ninguém lhe podia pedir mais mas Salvador baqueou e houve um momento em que deixou de acreditar em Domingos, já não conseguindo emendar a mão.

5. Leonardo Jardim. Tenho dele as melhores referências como homem e como treinador. Não tem um discurso exaltante, é conservador nas suas opções, mas é claramente um treinador que potencia jogadores e está sempre dois passos à frente da concorrência. Respira futebol, é humilde sem ser modesto, não usa chicote mas impõe disciplina e promete ser um dos grandes treinadores da sua geração.

6. Comunicação. O Sp. Braga não exporta apenas treinadores e jogadores. Também “vende” diretores de comunicação. Ricardo Lemos esteve três anos em Braga e acabou no Benfica, mas o Sp. Braga foi capaz de reparar os danos e continua a apostar forte nesta área, apesar das restrições por vezes irritantes ao trabalho da Comunicação Social.

7. Rui Casaca. Fez quase toda a sua carreira no Boavista e aí também foi dirigente. Ou seja, fez-se no tal clube que conseguiu ser campeão contra o sistema. Reservado, é um profundo conhecedor do futebol que faz o seu trabalho na sombra.

8. Adeptos. Finalmente mudaram o chip e passaram a ter como 1.º clube o Sp. Braga e não o Benfica. Hoje até se pode dizer que o Benfica é o clube mais odiado por aqueles que frequentam o Estádio Axa.

9. Estádio Axa. Uma pérola arquitectónica que também ajudou a empolgar.

10. Alan. Vandinho já se foi mas Alan está a cumprir na perfeição o papel de capitão. Um grande jogador que esteve também na melhor época dos últimos anos do V. Guimarães.

COMENTÁRIO EM DESTAQUE

pensorapido disse em 18-03-2012 às 17h21

Depois de uma semana em que o tema principal foi o alargamento de 1ª liga para 18 clubes e o apuramento do SCP na liga Europa, fechamos a respectiva com a 12ª vitória consecutiva do SCB…

Como adepto de futebol e do SLB, e penso que todos os Benfiquistas estarão de acordo comigo, o nosso clube rival é o SCP! O FCP, e mais recentemente o SCB, não são nossos rivais, são nossos inimigos! Daqui envio desde já um aviso para LFV sobre a sua relação com Salvador: Pinto da Costa também era um grande amigo de Fernando Martins… à conta disso e para quem não sabe, Fernando Martins tornou então o FCP sócio de mérito do SLB…

Isto para dizer que, ao contrário do que a grande maioria dos Sportinguistas aparentemente demonstram sentir, ambos os clubes de Lisboa só têm a ganhar se estiverem fortes e a defender os interesses comuns. Depois de Boavista e Guimarães, este Braga é uma invenção de Pinto da Costa e Joaquim Oliveira no sentido de salvaguardar que aquele estudo que determinava que só havia espaço para 2 grandes em Portugal, especialmente depois da criação da Champions, não poria em causa os seus interesses.

Será que que os Sportinguistas percebem finalmente quem foram os beneficiados dos erros de arbitragem que os penalizaram no principio do campeonato? Pois, são os mesmos que também conseguiram que o SLB perdesse 8 pontos em 3 jornadas… são os SONSOS que estando a 1 ponto da liderança, dizem com candura que estão a alguns pontos de garantir o 4º lugar… que ganharam 12 jogos consecutivos depois de sem grande luta estarem a levar 3 secos no Dragão, marcaram 2 golos nos últimos minutos sem saber ler nem escrever; e que uma semana antes precisaram de apagar a iluminação do estádio várias vezes e de Proença a arbitrar, para não perder com o SLB. No caso do SLB, é preciso recuar à década de 70 e a treinadores como Jimmy Hagan para ter sequências semelhantes. Por essa altura o SLB ganhava alguns campeonatos, taças de Portugal, normalmente chegava no minimo aos quartos de qualquer competição europeia. O que ganha o SCB? Nada… Quem ganha é o FCP e quem perde sempre? É o SCP …

É para isto que o campeonato vai ser alargado para 18 clubes? Isto é que é a apregoada competividade? Um clube que ganha sucessivamente sem escrutinio de ninguém, a comunicação social não lhes passa cartucho e os adversários não se atrevem a questionar porque sabem que para a próxima poderá ser muito pior e contra um adversário directo… Com excepção da posição do SCP contra o alargamento, não acredito em mais nenhuma das outras. A inexistência de posição por parte do SLB, só se entende por ser o clube que ia mais adiantado na estratégia da equipa B e agora a situação está indefinida. Quantos a todos os outros não há a nada a comentar, são os do costume, o que é verdade hoje poderá ser mentira amanhã…