— ler mais..

Durante muitos anos Pelé e Eusébio discutiram o título de melhor jogador de sempre. Ambos usaram o título de rei. Hoje, porém, outro nome se agiganta: Messi. Pelé já veio dizer que está disposto a..." /> — ler mais..

Durante muitos anos Pelé e Eusébio discutiram o título de melhor jogador de sempre. Ambos usaram o título de rei. Hoje, porém, outro nome se agiganta: Messi. Pelé já veio dizer que está disposto a..." /> Um tabu (Eusébio) e um urubu (Pelé) - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Um tabu (Eusébio) e um urubu (Pelé)

22 Janeiro, 2012 1071 visualizações

Durante muitos anos Pelé e Eusébio discutiram o título de melhor jogador de sempre. Ambos usaram o título de rei.

Hoje, porém, outro nome se agiganta: Messi.

Pelé já veio dizer que está disposto a falar do assunto quando o argentino ganhar três Mundiais e marcar mais de 1.300 golos. O que obviamente provocou uma reação epidérmica dos adoradores do Pulga, que estão no seu direito.

Eu cá acho que Pelé tem razão. É ele sem dúvida o melhor do Mundo. Messi é apenas o melhor do Universo. E ponto.

Quanto a Eusébio, confesso que nunca fui seu fã. Sempre gostei mais do Coluna. Apenas me arrependo de um dia ter patrocinado uma das birrinhas de Eusébio, durante o Euro 84, e com isso colocando sob o foco crítico sobre o meu colega Bruno Santos. Na altura ainda não sabia o que a casa gastava.

O que sei hoje é que Eusébio é um assunto tabu. É um dos poucos intocáveis do nosso futebol, mesmo quando diz as maiores barbaridades. Pelé não faz nerm melhor nem pior nesse campo – mas é brasileiro e gosta mais de samba que de fado.

Este é claramente um campo no qual Pelé e Eusébio continuam a disputar o título de melhor do mundo.

Ah, claro, Pelé pode ter o apoio do Master Card mas Eusébio é o grande amigo do João Malheiro…

Voltando à vaca fria, na parte que me toca esta discussão à volta do melhor jogador de sempre passa-me ao lado.

Para mim, O MAIOR foi simplesmente Diego Armando Maradona. Vi-o jogar no Azteca. Fui tocado diretamente pela mão de Deus.

COMENTÁRIO EM DESTAQUE:

António Barnabé disse em 22-01-2012 às 22h20

É sempre complicado comparar jogadores que jogam mais de 20 anos de diferença entre eles. Principalmente quando uns jogaram nas décadas de60 e 70, onde o jogo era completamente diferente e ainda havia tudo para descobrir a nível táctico e físico.

Pelo que vi de Eusébio, não tenho dúvidas que triunfaria hoje em dia, mas creio que CR é melhor. Ambos são portentos de força, com remate fulminante, velocidade e técnica q.b, mas acho que CR é mais completo. Mas também beneficiou de treinos especifícos e especializados com técnicas de séc.XXI, Eusébio não.

Figo é outra categoria. Com menos instinto goleador, mas com mais técnica e classe. Um terceiro classificado colado ao topo.

ps. Rui Costa e Vítor Baía completam o meu top5, só por curiosidade.