— ler mais..

DIRIGENTE DESPORTIVO   Fernando Gomes Após um ano e meio na liderança da Liga, surpreendeu pela forma como se tornou consensual e pelo trabalho que desenvolveu. O salto quântico para a presidência ..." /> — ler mais..

DIRIGENTE DESPORTIVO   Fernando Gomes Após um ano e meio na liderança da Liga, surpreendeu pela forma como se tornou consensual e pelo trabalho que desenvolveu. O salto quântico para a presidência ..." /> Os melhores de 2011 - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Os melhores de 2011

30 Dezembro, 2011 1259 visualizações

DIRIGENTE DESPORTIVO

 

Fernando Gomes

Após um ano e meio na liderança da Liga, surpreendeu pela forma como se tornou consensual e pelo trabalho que desenvolveu. O salto quântico para a presidência da FPF não foi propriamente uma surpresa. Não saiu da melhor maneira do FC Porto – assunto que continua por esclarecer – mas tem demonstrado que é capaz de gerar sinergias, estando a conseguir resolver alguns tiques que não ajudavam na projeção da sua imagem. Arrisca-se a ser presidente da FPF durante muitos anos.

TREINADOR DE FUTEBOL

Domingos Paciência

Não se dava muito por ele quando abraçou a carreira de treinador na condição de adjunto de Ilídio Vale na equipa B do FC Porto. O trabalho que desenvolveu na Académica (excelente) projetou-o para um Sp. Braga modelado por Jorge Jesus, onde conseguiu num ano disputar o título e no outro atingir a final da Liga Europa. Hoje, tem sido o principal contributo para o regresso do Sporting à primeira linha.

JOGADOR DE FUTEBOL

João Moutinho

Em plena fase madura, a maçã podre do Sporting dá frutos no FC Porto e na seleção nacional. Não percebe como não foi ao Mundial de futebol com Carlos Queiroz – ou melhor, eu até percebo mas por enquanto não posso dizer… – e é cada vez mais o pilar da equipa portista. Quando está bem, e está bem muitas vezes, o FC Porto não falha. Alta rotação garantida e um espírito de luta invulgar.

ÁRBITRO DE FUTEBOL

Jorge Sousa

Não tem a força mediática de Pedro Proença e não teve na última épocas as oportunidades que merecia mas continua a ser o árbitro português mais regular num nível alto. Continua a subir no ranking da UEFA e da FIFA de forma natural e sem padrinhos. É um dos poucos que não precisa do futebol para viver e isso também se reflete no seu trabalho.

EQUIPA DE FUTEBOL

FC Porto

Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa. Nada melhor que um título conquistado pelo Benfica para que os azuis e brancos apelem à transcendência. Villas-Boas construiu uma das melhores equipas de sempre da história do FC Porto e desta vez a equipa não foi imediatamente desmontada, apesar de a saída de Falcão ter causado alguns problemas.

MELHOR GUARDA-REDES

Helton

Vale muitos pontos embora não pareça. No último campeonato, foi o guarda-redes com maior percentagem de defesas (46,2%) nos remates enquadrados com a baliza, superando Artur (39%) e Rui Patrício ((37,9%). Nos momentos menos bons da sua equipa conseguiu também assumir-se como um salvador providencial. Os anos passado mas o brasileiro que começou a brilhar em Portugal em Leiria continua gigantesco.

MELHOR DEFESA

Máxi Pereira

É um lateral box to box fantástico, energético, avassalador e único. O Benfica não o podia deixar sair. Fez bem em manter o defesa na sua equipa e vai continuar a tirar rendimento de um lateral guerreiro, rápido e determinado como muito poucos. E também com uma qualidade técnica acima da média dos defesas laterais.

MELHOR MÉDIO

Hugo Viana

Está no ponto. Um pé esquerdo fabuloso e uma capacidade técnica global que é uma mais valia para qualquer equipa. Mais um produto da academia leonina que está a ser uma das grandes mais valia dos Guerreiros do Minho. É um jogador que quando não a bola no pé dificilmente a perde e que quando a solta surpreende sempre. Um fora-de-série.

MELHOR AVANÇADO

Falcão

Depois de Jardel, o último grande ponta-de-lança estrangeiro que passou pelo futebol português. A sua capacidade para antecipar a trajetória da bola é algo de paranormal, bem assim como o seu jogo de cabeça. Oscar Cardozo também é um grande ponta-de-lança mas, apesar da sua estatura, está muito longe de dominar a técnica do cabeceamento, o que o prejudica muito, tal como aconteceu a Nuno Gomes…

MELHOR MOMENTO

Final da Liga Europa

Depois de ter conseguido colocar três clubes nas meias-finais da Liga Europa, Portugal deu uma demonstração de força da qualidade do seu futebol com a presença de duas equipas na final da antiga Taça UEFA. A final não foi propriamente um jogo brilhante mas isto costuma acontecer nesses momentos. Tudo num ano em que a seleção garantiu mais um apuramento para a fase final do Campeonato da Europa.

ASSESSOR DE IMPRENSA

Germano Almeida

Hesitei entre o meu antigo companheiro in A Bola e Ricardo Lemos – que transitou do Sp. Braga para o Benfica – mas um deles tinha de ser. O “Germaninho” é um dos raros jornalistas que se passaram para o outro lado e que não passou à condição de cão açaimado. Ponderado, inteligente, trabalhador e inovador. A Liga fez uma grande contratação embora se tenha perdido um bom jornalista.

 

PERSONALIDADE DO ANO

Pinto da Costa

Largos dias têm 100 anos e o presidente do FC Porto agora tem 74. Aparentemente afastado das guerras da Liga e da FPF, Jorge Nuno Lima Pinto da Costa continua a dar largas passadas rumo ao futuro, não adormecendo entre os louros do passado. O clube ainda não tem museu mas já todos sabemos qual será a sua principal sala.