— ler mais..

É certo e sabido que pode ver-se futebol de duas maneiras: – Fanaticamente. – Com prazer intelectual. Como todos – ou melhor, alguns… – sabemos, o primeiro grupo é mai..." /> — ler mais..

É certo e sabido que pode ver-se futebol de duas maneiras: – Fanaticamente. – Com prazer intelectual. Como todos – ou melhor, alguns… – sabemos, o primeiro grupo é mai..." /> RIDÍCULO E GRAVE - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

RIDÍCULO E GRAVE

13 Setembro, 2010 892 visualizações

É certo e sabido que pode ver-se futebol de duas maneiras:

– Fanaticamente.

– Com prazer intelectual.

Como todos – ou melhor, alguns… – sabemos, o primeiro grupo é maioritário.

O fanatismo tolhe qualquer tipo de pensamento e mata à nascença a objectividade.

Por isso, acredito que este RIDÍCULO e GRAVE comunicado do Benfica, cujo porta-voz é tanto quanto sei uma pessoa com responsabilidades sociais, apelando à abstenção dos seus adeptos nos jogos fora de casa vai ser acolhido com aplausos por uma grande massa ululante.

Isto não é um tiro no pé, é um tiro na cabeça.

Está mais que visto que esta estória da indústria do futebol é uma treta (como o fair-play). Três derrotas consecutivas, sem apelo nem agravo, fazem desmoronar tudo o que foi feito até aqui.

É evidente: o Benfica é, de longe, o clube que mais receitas gera e que mais adeptos congrega. É também um clube que é tratado normalmente com paninhos quentes pela comunicação social, como se o Benfica desse realmente algo de interessante à mesma em termos de acesso à informação.

O Benfica foi o primeiro clube português a reclamar para si toda a riqueza que produz. O que é um erro crasso. Pois o Benfica só é Benfica, só é grande, só é interessante porque disputa um campeonato com outras equipas e não creio que seja muito interessante jogar apenas com equipas estrangeiras (os últimos resultados não são propriamente animadores).

Pois bem, o Benfica não só diz aos adeptos para não irem aos estádios do futebol como também reforça a sua aposta nessa “coisa” a que chamam Benfica TV, declarando persona non grata o secretário de Estado do Desporto.

Ou seja, o Benfica, do alto do seu altar olímpico, decreta uma espécie de bloqueio continental completamente napoleónico.

Todos sabemos como acabou Bonaparte. Lembro que foi ele que disse que de nada valiam as 40 batalhas que ganhou porque Waterloo fazia esquecê-las a todas.

Temo que o grande Benfica esteja, com toda esta pequenez, a avançar alegremente para o seu Waterloo.