suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

22

MAIN PIC_Arthur Arbesser_MFW_SS2015__19B5929

A ideia da Moda enquanto arte, inspirada pela arte ou em colaboração com artistas não é nova. Mas o conceito de Arthur Arbesser de juntar roupa com obras existentes é muito mais original.

No desfile da última estação, a sua coleção de inverno foi colocada em confronto com a Arte no apartamento do arquiteto Luca Cipelletti. A isso, seguiu-se a primavera-verão 2015 num desfile de Arte e Moda numa garagem abandonada de Milão.

Aí, o trabalho modernista de Carlo Valsecchi, maioritariamente de empréstimo de museus e coleções privadas, estava pendurado como numa galeria, com modelos vestidas adequadamente em peças da coleção de Arbesser.

Por isso, um vestido desportivo semi-transparente, aparentemente em nylon mas na realidade em organza, era exposto ao lado de uma série de imagens de leveza desfocada.

A história desenrolou-se ao longo de seis quartos, cada um com obras de arte escolhidas a dedo, de modo a um que um blazer sofisticado fosse visto próximo daquilo que parecia ser uma explosão de luz através de uma escuridão de veludo. Ou um espaço verde fresco e branco nebuloso fosse coordenado com um macacão em vermelho, branco e azul.

Este emparelhamento artístico é difícil de executar porque requer que tanto o criador como o artista estejam em sintonia no uso da cor, textura – e imaginação.

A Arte de Valsecchi e a Moda de Arbesser, curadas por Cipelletti pareceram encaixar na perfeição.

Havia ainda uma colaboração na última divisão, com um vídeo da artista Samantha Casolari. Enquanto isso, as roupas desportivas e usáveis com um toque de originalidade estavam suspensas do teto para os compradores verem.

Uma série de novos desfiles inspiradores de uma geração emergente – tal como exposta nesta apresentação final para a primavera-verão 2015 – sugere que a Moda de Milão tem criadores para o futuro. Vamos esperar que possam ser acarinhados e encorajados a crescer.

Arthur Arbesser_MFW_SS2015_19B5965 ARTHUR ARBESSER_MFW_SS2015_19B5651 Arthur Arbesser_MFW_SS2015_19B5903

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH