suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

21

marni_MAINPIC

Flores brotando de malas com padrões, vasos de ervas em profusão, taças cheias de uvas, camadas de urze – e tudo isto sob os arcos ou empilhado atrás dos pilares da Rotonda della Besana, em Milão.

“Esta é a nossa voz. Quisemos que o nosso aniversário representasse a Marni”, disse a designer Consuelo Castiglioni, referindo-se a esta forma bela, floral e completamente original de comemorar uma marca.

O desfile, realizado antes do mercado de flores da Marni e a sua luxuriante celebração da natureza, foi aplaudido, e tal não se deveu apenas a ser o 20º aniversário da marca. Foi um belíssimo desfile, onde até as cores – mudando de terra seca para florais vivos – eram artísticas.

Marni iniciou a vida como casa de peles, depois desenvolveu uma vozinha doce de passarinho entre o grito sonoro dos designers milaneses.

Por milagre – e graças ao espírito livre de Consuelo – Marni reteve a sua veia artística extravagante, mantendo sempre uma atitude respeitadora para com as mulheres e os seus corpos.

Embora pertença agora ao império ‘Only the Brave’, de Renzo Rosso, a marca conserva uma independência excêntrica.

O desfile manteve um equilíbrio cuidado de cor – neutros a garridos – enquanto os beges eram desafiados por linhas de carvão e depois por blocos geométricos de rosa camarão, verde azeitona e azul pavão.

O amor de Consuelo pela natureza evidenciou-se em padrões de flores lacadas ou numa cama de flores exposta nnum casaco, onde foi bordado chiffon como um campo arado pintado numa tela.

A designer nutre sentimentos profundos pela natureza, mas não necessariamente românticos. As roupas de corte a direito – algumas delas, autênticas maravilhas de geometria contrabalançadas por joias gráficas – nunca tinham folhos nem eram demasiado ameninadas.

Conversando com Consuelo mais tarde no mercado de flores da Marni – onde o público passaria uma soalheira tarde de domingo e uma percentagem das receitas destinar-se-ia a uma organização de caridade infantil – pensei que era uma forma muito adequada de encerrar a temporada de Milão.

A Marni é um excelente exemplo do artesanato italiano, uma mensagem de beleza natural e roupas com alma.

Se for rápido, o mercado de flores estará aberto ao público até às 8 horas de hoje.

marniflowerComposite_v_21sep14_pr_b marni5_v_21sep14_pr_b marni_v_21sep14_inDigital_b 00330h_1280x1920 photo-4_v_21sep14_indigital_b consueloCastiglioni_v_21sep14_pr_b

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH