Flores brotando de malas com padrões, vasos de ervas em profusão, taças cheias de uvas, camadas de urze – e tudo isto sob os arcos ou empilhado atrás dos pilares da Rotonda della Besana, em Milão.
“Esta é a nossa voz. Quisemos que o nosso aniversário representasse a Marni”, disse a designer Consuelo Castiglioni, referindo-se a esta forma bela, floral e completamente original de comemorar uma marca.
O desfile, realizado antes do mercado de flores da Marni e a sua luxuriante celebração da natureza, foi aplaudido, e tal não se deveu apenas a ser o 20º aniversário da marca. Foi um belíssimo desfile, onde até as cores – mudando de terra seca para florais vivos – eram artísticas.
Marni iniciou a vida como casa de peles, depois desenvolveu uma vozinha doce de passarinho entre o grito sonoro dos designers milaneses.
Por milagre – e graças ao espírito livre de Consuelo – Marni reteve a sua veia artística extravagante, mantendo sempre uma atitude respeitadora para com as mulheres e os seus corpos.
Embora pertença agora ao império ‘Only the Brave’, de Renzo Rosso, a marca conserva uma independência excêntrica.
O desfile manteve um equilíbrio cuidado de cor – neutros a garridos – enquanto os beges eram desafiados por linhas de carvão e depois por blocos geométricos de rosa camarão, verde azeitona e azul pavão.
O amor de Consuelo pela natureza evidenciou-se em padrões de flores lacadas ou numa cama de flores exposta nnum casaco, onde foi bordado chiffon como um campo arado pintado numa tela.
A designer nutre sentimentos profundos pela natureza, mas não necessariamente românticos. As roupas de corte a direito – algumas delas, autênticas maravilhas de geometria contrabalançadas por joias gráficas – nunca tinham folhos nem eram demasiado ameninadas.
Conversando com Consuelo mais tarde no mercado de flores da Marni – onde o público passaria uma soalheira tarde de domingo e uma percentagem das receitas destinar-se-ia a uma organização de caridade infantil – pensei que era uma forma muito adequada de encerrar a temporada de Milão.
A Marni é um excelente exemplo do artesanato italiano, uma mensagem de beleza natural e roupas com alma.
Se for rápido, o mercado de flores estará aberto ao público até às 8 horas de hoje.