suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

21

DANDG MAINPIC

“Latino, belíssimo, sexy – mantiveram-se fieis a si próprios”, disse a icónica e intemporal supermodelo Linda Evangelista, enquanto o último torero, de calções curtos, com flores no cabelo e um coração dourado simbólico no peito, marchava para fora da passarela pelos braços de Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Que grande festival de amor ao espírito latino encerrou a temporada para o verão de 2015 de Milão! Tudo, desde colunas de renda preta a corpetes e casacos de toureiro, somou-se num sumptuoso look Carmen, sempre acompanhado por música de ópera bem alta.

“Amore!” “Amor!”, disse Domenico nos bastidores, enquanto fixava um vestidinho preto justo e minúsculo e compunha um outro design, mais romântico, em cravos.

“Coração!”, disse Stefano, oferecendo a sua palavra para uma coleção onde os corações sagrados eram usados ao peito e aos molhos sobre vestidos curtos. Ainda mais espanhóis na sua essência eram os vestidos com bolas e folhos, com o característico soutien preto da D&G na parte de cima.

A dupla sabe perfeitamente como acrescentar mais uma camada às suas peças de herança e como atualizar o seu espírito mediterrâneo. Para esta estação, canalizaram a influência espanhola no sul de Itália e na Sicília, que remonta há séculos.

Mas este desfile não foi um baile de máscaras. Todas as gangas tinham o seu lugar: jeans incrustados com brilhos, mas com um corte mais sensual e moderno do que se encontra num cowboy cravejado de brilhantes.

O jogo era de memórias do passado fundindo-se com o presente: viúvas enlutadas com o cabelo coberto de chiffon, mas também com minissaias vermelhas ousadas. Ou uma capa operática nobre em brocado escarlate, semelhante às cortinas do La Scala, sobre um fato justo preto com uma camisa branca aos folhos.

As roupas foram figuras importantes na passarela – sobretudo para os compradores – mas um desfile poderoso também tem a ver com atmosfera. Tem de ser instantaneamente identificável como uma oferta da marca. E quem não identificaria imediatamente como D&G os padrões ousados, os macacões moldados ao corpo e a decoração intensa.

E caso uma daquelas peças de roupa desportivas de treino pretas parecesse demasiado banal, era contrabalançada por um cravo espanhol simbólico no cabelo e uma mala transparente com uma boneca Dolce no interior.

Foi um grande “olé” à dupla D&G e “arrivederci” a Milão.

dg_v_21sep14_indigital_b

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH