suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

21

Aquilan_MAINPIC

Uma abordagem italiana a um artista francês com uma exposição em Londres – parece intrigante. E foi. Com mais uma dose de inspiração para a passarela vida da recente exposição dos recortes de Henri Matisse na Tate Modern, Tommaso Aquilano e Roberto Rimondo deram a sua reviravolta histórica ao modernismo.

A inspiração particular da dupla foi o trabalho de Matisse na capela de Vence, no sul de França. O desfile começou – e atingiu o seu melhor momento – com camadas de chiffon e organza que deram um look cinematográfico às roupas.

Viram-se saias com vislumbres desfocados das pernas no seu interior e vestidos em tecidos leves por vezes combinados com telas mais grossas. As cores eram todas pálidas como gesso e arejadas, algumas com padrões recortados em cores frescas como rosa e verde.

Mais óbvias eram as libélulas impressas ou em apliques, aterrando na parte de baixo um vestido leve ou esvoaçando pelo corpo.

O último terço do desfile foi poderoso e ligeiro. Mas enquanto os designers transitaram da inspiração das obras pretas e brancas de Matisse desenhadas nas paredes em gesso da capela para os vitrais vívidos do artista, o efeito foi pesado. Primeiro, por causa das cores: vermelhos e azuis intensos, que pareciam sombras de inverno. Depois pela dedicação da dupla à leveza e à transparência, revelando o corpo.

Quando estas duas ideias se juntaram com roupa interior visível em azul e vermelho, o efeito foi quase ordinário – embora seja difícil associar estes designers poéticos a tal palavra. Porém, este desenvolvimento da visão de Matisse não se equiparou à beleza ligeira das primeiras partes do desfile.

00150h_1280x1920 00280h_1280x1920

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH