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Suzy Menkes
international vogue editor

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A Fendi já é ‘quente’ e para o novo show em Milão atingiu o ponto de fervura.

Os convidados foram acolhidos por uma longa passerelle com janelas em arcos ao género do Coliseu, tal como no edifício da era de Mussolini que é agora a nova sede da Fendi em Roma.

Depois, tinham os acessórios cizilantes, como a glamourosa carteira encrustada de pedraria “Tres Baguette” de Silvia Venturini Fendi; ou aquele pequeno e felpudo, que-esgota-num-segundo, “Karlito” (ou “pequeno Karl”), o acessório para carteiras. Esse vinha balançado por Cara Delevingne, que abriu o desfile num doce vestido curto estampado com orquídeas.

A orquídea no novo logo da Fendi, usado pelo próprio Karl Lagerfeld como uma joia de gravata, foi utilizado como decoração das carteiras e surgiu também na nuca das modelos, a terminar o penteado de cada uma delas.

Olhando para a prás, para a poesia da última estação, quando Karl enterrou as flores frescas em pêlos Fendi, eu conseguia ver a lógica do branding floral. Mas o novo desfile de primavera/verão 2015 não foi de modo algum romântico – a não ser que se conte com os tons pastel azul e rosa usados nas saias longas em chiffon.

A maioria da coleção era dura e forte: vestidos curtos nas quais linhas retas eram traduzidas em decorações gráficas, ou corpetes que eram cortados como as cortinas de franjas em lavagens de carros. Os sapatos tinham tiras similares, mas eram mais delicados.

O denim foi incluído na geometria robusta de Lagerfeld, desenhada com um compasso de estranhas jeans em silhuetas jodhpur.

Eu imagino que o Karl tenha sido influenciado pela nova sede da Fendi, o Palazzo della Civiltá Italiana, em Roma, que foi fotografado tão gráfcamente para a brochura de Fendi.

Os acessórios para as carteiras têm sido um êxito de luxo, como apontado por Marigay McKee, a nova Presidente do Saks Fifth Avenue, que correu a pedir para ser a primeira a escolher da coleção, ao chairman e CEO da marca, Pietro Beccari, que tem feito imenso para revitalizar a marca.

Perguntei ao Pietro se a orquídea fará parte da imagem de marca Fendi.

“Pelo menos para as próximas duas estações…”, respondeu. “Mas já sabes como é o Karl…”

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Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

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