suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

16

Suzy Menkes faz a cobertura de Altaroma, uma nova plataforma para designers emergentes.

Looks from Lisa Folawiyo (left) and Stella Jean (right)

Looks from Lisa Folawiyo (left) and Stella Jean (right)

Padrões jubilantes em silhuetas controladas, embelezamentos alegres e formas desportivas. O Beat of Africa ressoou na passarela no evento Altaroma desta semana.

Desde que a designer de ascendência meio italiana e meio haitiana ganhou o prémio Who Is on Next em 2011 – sendo subsequentemente escolhida por Giorgio Armani para mostrar as suas peças nas instalações da Armani em Milão – Stella Jean tornou-se uma porta-estandarte de África na moda.

A sua coleção Stella Jean foi um modelo de exuberância e contenção. O meu coração acendeu-se ao ver os seus padrões vivos e quadriculados gráficos, controlados por conjuntos de corte estreito – para ambos os sexos.

Um par de calças justas, com a cintura bem alta, podia ser combinado com um casaco leve – talvez com um padrão de folhas verdes explodindo nas costas.

Stella Jean designs

Stella Jean designs

O mérito é todo de Stella Jean. Ela levou a sua linha em frente seguindo um estilo italiano contemporâneo, utilizando tecidos do Burkina Faso e explorando o Quénia, o Mali e o Haiti.

“A diversidade é riqueza”, disse Stella Jean, exprimindo o seu entusiasmo em introduzir padrões e embelezamentos africanos na Ásia.

O Beat of Africa é um movimento da International Trade Centre’s Ethical Fashion Initiative em colaboração com a Altaroma. O International Trade Centre é uma agência conjunta das Nações Unidas e da Organização Mundial do Comércio.

Lisa Folawiyo designs

Lisa Folawiyo designs

Lisa Folawiyo, da Nigéria, foi a convidada especial deste ano e abriu o desfile com uma mistura poderosa de padrões, cores e texturas: uma blusa com padrão de folhagem verde relva, metamorfoseando-se num pinafore azul-turquesa e cor de rosa e numa saia com pregas cor de rosa. (Acrescente-se uma clutch colorida a esta sofisticada receita de moda.) Estas roupas pareceram-me saídas de África – mas para todo o mundo vestir.

Omoyemi Akerele, a força criativa e diretiva por detrás da Semana da Moda e do Design de Lagos, sublinhou a importância de ter uma plataforma em Roma para os designers africanos.

Duaba Serwa by Nelly Aboagye looks

Duaba Serwa by Nelly Aboagye looks

Duaba Serwa por Nelly Aboagye e Mina Evans-Anfom também mostraram belas colecções com uma mistura inteligente de cores e padrões exuberantes e formas contidas.

Mina Evans-Anfom

Mina Evans-Anfom

Simone Cipriani, a força por detrás do projeto Beat of Africa recebeu imensos aplausos – mas escolheu concentrar-se no futuro.

Ele falou em instalar uma fábrica no Gana, dedicada ao trabalho dos designers, e na importância de encontrar patronos e plataformas para os talentos africanos.

“E agora, para 2015, temos de abordar a questão da Internet”, disse Cipriani. “Temos muitos parceiros de tijolo e betão. Agora temos de começar a vender online.”

Suzy with Simone Cipriani (kneeling) and the ITC Ethical Fashion Initiative team after the Beat of Africa show at Altaroma

Suzy with Simone Cipriani (kneeling) and the ITC Ethical Fashion Initiative team after the Beat of Africa show at Altaroma

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH