suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

07

 O equilíbrio entre Raf Simons e o legado de Christian Dior.

00260h 00020h
© InDigital

“Nunca pensei ver a Maria Antonieta como um astronauta do século XX!” – Raf Simons

00590h 00380h 00300h
© InDigital

Charlize Theron, num vestido sem costas prateado, acompanhada pelo seu parceiro Sean Penn, avançou bastidores adentro no desfile de Dior na segunda-feira, para dar os parabéns a Raf Simons, que deve ter recebido tantos beijos quantas orquídeas brancas como a neve havia dentro da tenda.

Foi um momento “Aleluia!” para a elegante audiência que assistia ao desfile e para Bernard Arnault, presidente da LVMH Moët Hennessy. Isto porque, após dois anos à frente da Dior, Simons conseguiu finalmente atingir o tom perfeito – com uma medida suficiente da sua própria estética pessoal equilibrada com o legado de Christian Dior.

As roupas eram excecionais no seu alcance histórico e extremamente leves. Atrás dos vestidos da abertura, com as saias abrindo-se num balão suave a partir das ancas, seguiu-se um vislumbre de Maria Antonieta. Corpetes da Belle Époque atualizados como mini-saias, decorados com pontos delicados.

Noutro registo, houve casacos de estilo naval alongados a varrerem o chão e casaquinhos de cortesã cobertos de bordados. Ambos foram mostrados em conjunto com calças e sweaters descontraídas.

O famoso casaco “Bar” de Dior, a mais icónica das referências, foi atualizado com uma gola suave e redonda.

O desfile até contou com macacões de astronauta que lhe deram um ambiente de era especial. No entanto, à semelhança do eyeliner prateado que marcou presença em todos os looks, as referências ao espaço sideral foram leves.

Todas as peças desta coleção, dividida em oito partes, era utilizáveis, desejáveis e exibiam as inefáveis habilidades dos ateliers Dior. As “petites mains” aplicaram decorações em tecidos como jacquard ou criaram pregas, conferindo um tom de leve e modernidade às roupas.

“Nunca pensei ver uma história do século XVIII – a Maria Antonieta como um astronauta de 2000!”, disse Raf Simons. “Mas para mim esta coleção não é uma só. São oito passagens diferentes com uma linguagem estética.”

Tradução: as roupas dirigiam-se a uma mulher moderna que, um dia pode querer usar um vestido largo e confortável ao estilo dos designs dos anos 1920, e noutro um daqueles casacos em pelo perfeitos até aos pés.

Instagram @SuzyMenkesVogue
Twitter @SuzyMenkesVogue
Facebook.com/SuzyMenkes

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH