suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

07

Esquilos e ratos invadem uma Schiaparelli revitalizada.

schiaparelli 19 schiaparelli 17 schiaparelli 12 schiaparelli 08 schiaparelli 04 schiaparelli 03

Quebraram-se todas as regras: ombros enormes sobre figuras frágeis; mangas de balão em raposa ou zibelina; impressões de criaturas menores como traças, ratos e esquilos; e cores fora do baralho em vestidos de seda deslizantes, com uma pincelada de chocante veludo rosa.

Era Elsa Schiaparelli revitalizada por Marco Zanini – uma reinterpretação da mulher das décadas de 1930/40 de um ponto de vista feminista. Foi credível, ousado, ocasionalmente adorável e um grande passo em frente, depois dos botins rasos em padrões animais da estreia do ano passado.

“É a minha visão pessoal do chique parisiense”, disse Marco Zanini, explicando a sua abordagem ao olho sofisticado de “Schiap” e ao seu desejo de encorajar as mulheres a mostrarem a sua individualidade.

Tudo resultava muito bem para a noite, que parece ser o forte de Zanini. Um vestido em cetim derramando-se como líquido sobre o corpo numa mistura de cor de rosa hortense e cinzento rato ou um vestido cortado em viés com esquilos correndo sobre a superfície: ambos encantadores. Acrescente-se a isso os chapéus funky e originais do chapeleiro Stephen Jones e grandes malas em pele, com um cadeado Schiap enterrado sob pele de vison ou zibelina.

Poderá a fantasia vencer? O problema reside nas roupas para o dia, nas quais os ombros gigantes assumiram um look repentino da década de 1970 e engoliram o corte delicado, ou pareceram simplesmente dramáticos ao estilo drag queen, como num casaco até aos pés com um “ES” gigante bordado no ombro.

A primeira fila, aclamando Zanini, incluía Azzedine Alaïa, Inès de la Fressange acompanhada pela sua filha Violette, e Diego Della Valle, que está por detrás do renascer de Schiap.

Inteiramente bem sucedido foi o aroma de alta costura e a sensação que os dedos mais ágeis de Paris podem criar: requintados bordados prateados de Lesage; joias intrigantes da Maison Gripoix; penas delicadas da Lemarié.

Os pormenores foram mais eficazes do que a soma das partes. No entanto, no geral, o desfile foi refrescante, extravagante e interessante.


Chapéu Schiaparelli desenhado por Stephen Jones.

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH