Suzy Menkes reporta a partir da exposição da Pitti Immagine.
A artista Marina Abramović é colocada num quadro a óleo na exibição de Francesco Vezzoli. © Proj3ct Studio
“A Arte e a Moda”
A fusão entre a arte e a moda é uma das especialidades de Florença. O primeiro exemplo do que se tornou uma tendência para uma geração inteira foi a Bienal de Moda em 1996. Jamais me esquecerei de percorrer a cidade, desde as cabrinhas a pastar em Prada e da exposição de Jean Paul Gaultier no meio de caveiras num Museu de Medicina à exibição da Yves Saint Laurent na galeria Uffizi.
O contributo, esta estação, do artista Francesco Vezzoli foi incrível, porque ele fez a instalação dos seus quadros ‘pastiche’ nas paredes de palácios privados, agora temporariamente transformados em casas-museu.
Esta invasão cria um diálogo com as obras de arte: nem que seja pelo retrato do próprio artista traduzido em quadro histórico; ou imagens da sua mãe com uma fila de joias cintilantes a jorrar pela sua boca.
As peças mais impactantes incluiam um auto-retrato de uma figura bíblica acorrentada a um pilar com uma escultura antiga mesmo aos seus pés.
O sacrilégio mais gritante? A cabeça da artista artista Marina Abramović inserido num quadro a óleo.
“Famosos florentinos da Moda”
O espaço de Roberto Cavalli em Florença e a exibição de Moda com fotografias de Steven Meisel, Craig McDean e Paolo Roversi. © Proj3ct Studio
Gucci e Pucci, Ferragamo e Scervino – todas as marcas, e os seus fundadores, nascidos em Florença. Junte-se Roberto Cavalli, cujo avô Giuseppe Rossi foi um artista com um trabalho agora exposto na galeria da cidade, a Uffizi Gallery.
O espaço de Gucci em Florença e a exposição de Moda com imagens de Paolo Roversi e Mario Sorenti. © Proj3ct Studio
A Vogue Italia celebrou ‘Florença a terra natal da Moda’ com uma exibição de imagens icónicas captadas por fotógrafos de renome. Intitulada ?Florença e a Moda’, o intuito do certame era mostrar o intrínseco estilo italiano numa aldeia global.
“Quem se segue”
Alberto Premi de Brescia, Lombardia. © Suzy Menkes
Chega-te para lá, Chanel! Mais do que uma correpondência certeira – seja no court de ténis, seja no campo de futebol – para ténis de Alta Costura estão os feitos por medida sapatos desportivos de Alberto Premi de Brescia, Lombardia.
Tom Lipop, o britânico co-vencedor do ‘Who is on Next’, mostra os seus tecidos criativos num casaco feito à medida, com um twist. © Suzy Menkes
Um dos vencedores do prémio ‘Who is On Next’ na feira de menswear Pitti Imagine, os seus sapatos surgem em silhuetas inventivas. Alberto Premi esculpe o material para que o resultado seja super leve. Os sapatos estão disponíveis online ou em lojas exclusivas. É uma aproximação ousada ao luxo desportivo – com cores vibrantes para acompanhar os modelos arrojados.
Leve como uma pena! Brunello Cucinelli mostra um casaco em caxemira ultra-leve, num material Lora Piana, no seu stand da exposição. © Suzy Menkes
Caruso apresenta uma instalação audiovisual por Sergio Colantuoni, mostrando o quanto um cliente deve esperar pagar depois de todo o processo envolvido na criação de um casaco por medida. O minimalismo cruza-se com o clássico. © Suzy Menkes