suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

09

 

 

Será verdade que desempenhei um pequeno papel no vestido hippy e fluido que Poppy Delevingne escolheu para a sua festa pós-casamento em Marraquexe?

PIC 1_ CAPTION Poppy Delevingne in her floral wedding dress amongst a backdrop of flowers for her second wedding celebration in Morocco. (@peter_dundasInstagram)
Poppy Delevingne no seu vestido Pucci de estampado floral com um fundo repleto de flores, para a sua segunda celebração de casamento, em Marrocos. © @peter_dundas/Instagram

A irmã da modelo Cara Delevingne – aquela das fortes sobrancelhas . teve uma série de eventos para celebrar o seu casamento com James Cook. O primeiro foi em Londres, onde usou Chanel Couture. Mas foi mais tarde, em Marrocos, num vestido Pucci, que Poppy estava de cortar a respiração, etérea e doce.

Assim que vi as imagens de Poppy com o designer da Pucci Peter Dundas, algo fez sentido. Eu já tinha visto aqueles bouquets de glores estampados em chiffon, antes – e foi no MEU vestido: um Ossie Clark lindo dos anos 70 que vendo o verão passado no meu leilão da Christie’s.

Suzy Menkes Private Collection for auction by Christies, London, Britain - 12 Jul 2013
Suzy posa com o seu vestido Ossie Clark no leilão da Christie’s em Londres em julho passado. Os ‘pijamas palazzo’ da Pucci estão de regresso © REX

Lembro-me de Peter Dundas estar presente na apresentação privada, com o seu cabelo louro e escuros óculos tão grandes quanto o seu sorriso. Mas achei que tinha o olho nas minhas peças Pucci – especialmente o macacão com o padrão Emilio, conhecido naquela altura como ‘pijamas palazzo’.

Liguei ao Peter, em Florença. E ainda que me tenha dito que o bestido da Poppy era bastante diferente, porque tinham trabalhado juntos nele, e tinha uma túnica e uma saia que pudesse ser removida para dançar no deserto até às 4 da manhã, ele lembrou-se da venda e do seu fascínio por esse período.

Pic 3 CAPTION Designer Peter Dundas with Poppy the bride (@peter_dundasInstagram)
O diretor criativo da Pucci, Peter Dundas, com Poppy, a noiva. © @peter_dundas/Instagram

“Nasci demasiado tarde – sou uma criança frustrada dos seventies”, disse o criador. “De facto, é uma das minhas épocas preferidas, descontraída e sensual”.

Eu admiro o Peter pela sua capacidade de inovar na Pucci, alimentando a herança da marca florentina e a imagem sensual das suas silhuetas curvilíneas. Há sempre uma sensação de relaxe oriundo de uma ilha grega, como a da sua casa de férias – tão longe da sua herança fria norueguesa.

Mas ainda sinto a influência de Ossie Clark, um criador icónico que encarnou o período de sonho entre os anos 60 pintados a minissaia e os drapeados e fluidez dos 70’s. O Yves Sain Laurent pode, em última instância, ter dominado o período hippy deluxe, mas Ossie e a sua mulher Celia Birtwell plantaram as sementes.

Pic 4 Caption        A picture from the photo album with Suzy and her sister Vivienne wearing Ossie back in the 1970s for their mothers birthday party  (Suzy Menkes)
Uma imagem do album de fotos da Suzy com a sua irmã Vivienne em Ossie Clark, nos anos 70, na festa de aniversário da mãe. © Suzy Menkes

Fui buscar um album antigo – e ali estava eu, com a minha irmã Vivienne, também em Ossie, celebrando o aniversário da nossa mãe. Depois, olhei para a ilustração de Celia pintada pelo amigo de Clark, David Hockney, numa outra versão desse vestido.

No catálogo da Christie’s, os doces prints florais, desenhados por Celia, pareciam ainda mais com o vestido Pucci de Poppy na sua festa no deserto.

Pic 5 CAPTION Suzy's Christies auction catalogue featuring her dress on the left and a detail of the Celia Birtwell print on the right
O catálogo do leilão Christie’s da Suzy, com o seu vestido à esquerda e um detalhe do padrão de Celia birtwell à direita. 

Liguei a Celia Birtwell, que, juntamente com Zandra Rhodes, era a maior ilustradora de padrões feitos à mão – muito antes das invenções digitais transferirem os estampados de cadernos de desenho para ecrãs.

A Celia ficou louca com o vestido de Poppy, confessando que era uma homenagem encontrar peças ao género do estilo de Ossie.

“Acho que não é tão bom quanto era o nosso – não gosto muito do sítio onde estão as flores”, confessou. “É uma espécie de vestido de conto de fadas. Eu inspirei-me na pintura italiana – por Piero della Francesca e Botticelli. Acho que o vestido é um dos melhores que eu e o Ossie já fizemos juntos”.

Pic 6 CAPTION 'The dress' shot for April Vogue in 1973 by David Montgomery
O vestido Ossie Clark fotografado para a Vogue de Abril de 1973 por David Montgomery.

A Celia ainda tem um casaco bomber matelassé  que ia com o vestido leve, que David Hockney desenhou para um dos desfiles de Ossie Clark.

Pic 7 CAPTION Celia Birtwell posed in the dress for artist David Hockney to produce an illustration for Ossie Clarks show invite in the 1970s
Celia Birtwell posa n’O vestido, para o artista David Hockney produzir uma ilustração para o convite do desfile de Ossie Clark na década de 70. 

Agora está a planear colocar a sua vasta seleção de roupas à venda, mais para o final do ano.

Acompanhe este espaço!

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH