Será verdade que desempenhei um pequeno papel no vestido hippy e fluido que Poppy Delevingne escolheu para a sua festa pós-casamento em Marraquexe?
Poppy Delevingne no seu vestido Pucci de estampado floral com um fundo repleto de flores, para a sua segunda celebração de casamento, em Marrocos. © @peter_dundas/Instagram
A irmã da modelo Cara Delevingne – aquela das fortes sobrancelhas . teve uma série de eventos para celebrar o seu casamento com James Cook. O primeiro foi em Londres, onde usou Chanel Couture. Mas foi mais tarde, em Marrocos, num vestido Pucci, que Poppy estava de cortar a respiração, etérea e doce.
Assim que vi as imagens de Poppy com o designer da Pucci Peter Dundas, algo fez sentido. Eu já tinha visto aqueles bouquets de glores estampados em chiffon, antes – e foi no MEU vestido: um Ossie Clark lindo dos anos 70 que vendo o verão passado no meu leilão da Christie’s.
Suzy posa com o seu vestido Ossie Clark no leilão da Christie’s em Londres em julho passado. Os ‘pijamas palazzo’ da Pucci estão de regresso © REX
Lembro-me de Peter Dundas estar presente na apresentação privada, com o seu cabelo louro e escuros óculos tão grandes quanto o seu sorriso. Mas achei que tinha o olho nas minhas peças Pucci – especialmente o macacão com o padrão Emilio, conhecido naquela altura como ‘pijamas palazzo’.
Liguei ao Peter, em Florença. E ainda que me tenha dito que o bestido da Poppy era bastante diferente, porque tinham trabalhado juntos nele, e tinha uma túnica e uma saia que pudesse ser removida para dançar no deserto até às 4 da manhã, ele lembrou-se da venda e do seu fascínio por esse período.
O diretor criativo da Pucci, Peter Dundas, com Poppy, a noiva. © @peter_dundas/Instagram
“Nasci demasiado tarde – sou uma criança frustrada dos seventies”, disse o criador. “De facto, é uma das minhas épocas preferidas, descontraída e sensual”.
Eu admiro o Peter pela sua capacidade de inovar na Pucci, alimentando a herança da marca florentina e a imagem sensual das suas silhuetas curvilíneas. Há sempre uma sensação de relaxe oriundo de uma ilha grega, como a da sua casa de férias – tão longe da sua herança fria norueguesa.
Mas ainda sinto a influência de Ossie Clark, um criador icónico que encarnou o período de sonho entre os anos 60 pintados a minissaia e os drapeados e fluidez dos 70’s. O Yves Sain Laurent pode, em última instância, ter dominado o período hippy deluxe, mas Ossie e a sua mulher Celia Birtwell plantaram as sementes.
Uma imagem do album de fotos da Suzy com a sua irmã Vivienne em Ossie Clark, nos anos 70, na festa de aniversário da mãe. © Suzy Menkes
Fui buscar um album antigo – e ali estava eu, com a minha irmã Vivienne, também em Ossie, celebrando o aniversário da nossa mãe. Depois, olhei para a ilustração de Celia pintada pelo amigo de Clark, David Hockney, numa outra versão desse vestido.
No catálogo da Christie’s, os doces prints florais, desenhados por Celia, pareciam ainda mais com o vestido Pucci de Poppy na sua festa no deserto.
O catálogo do leilão Christie’s da Suzy, com o seu vestido à esquerda e um detalhe do padrão de Celia birtwell à direita.
Liguei a Celia Birtwell, que, juntamente com Zandra Rhodes, era a maior ilustradora de padrões feitos à mão – muito antes das invenções digitais transferirem os estampados de cadernos de desenho para ecrãs.
A Celia ficou louca com o vestido de Poppy, confessando que era uma homenagem encontrar peças ao género do estilo de Ossie.
“Acho que não é tão bom quanto era o nosso – não gosto muito do sítio onde estão as flores”, confessou. “É uma espécie de vestido de conto de fadas. Eu inspirei-me na pintura italiana – por Piero della Francesca e Botticelli. Acho que o vestido é um dos melhores que eu e o Ossie já fizemos juntos”.
O vestido Ossie Clark fotografado para a Vogue de Abril de 1973 por David Montgomery.
A Celia ainda tem um casaco bomber matelassé que ia com o vestido leve, que David Hockney desenhou para um dos desfiles de Ossie Clark.
Celia Birtwell posa n’O vestido, para o artista David Hockney produzir uma ilustração para o convite do desfile de Ossie Clark na década de 70.
Agora está a planear colocar a sua vasta seleção de roupas à venda, mais para o final do ano.
Acompanhe este espaço!