— ler mais..

O futebol nacional merecia ser estudado numa qualquer universidade estrangeira. Sendo Portugal um país pequeno (população em torno dos 11 milhões) e sem clubes ricos, a verdade é que por aqui nasc..." /> — ler mais..

O futebol nacional merecia ser estudado numa qualquer universidade estrangeira. Sendo Portugal um país pequeno (população em torno dos 11 milhões) e sem clubes ricos, a verdade é que por aqui nasc..." /> Palhaçada de castigos - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Palhaçada de castigos

24 Março, 2010 673 visualizações

O futebol nacional merecia ser estudado numa qualquer universidade estrangeira. Sendo Portugal um país pequeno (população em torno dos 11 milhões) e sem clubes ricos, a verdade é que por aqui nascem verdadeiros talentos que, depois de encantarem intramuros, rapidamente são exportados para gáudio dos todo-poderosos do Velho Continente. Temos também treinadores de qualidade, emblemas capazes de enganar equipas de nações teoricamente mais fortes, uma selecção que, pese alguns sobressaltos, é assídua nas grandes competições e, para surpresa de muitos, até conseguimos, com relativa regularidade, ter árbitros em pontos altos da UEFA ou da FIFA. Resumindo, tomara Portugal estar tão bem cotado em tantas e tantas áreas como está no futebol.

Mas, sejamos honestos, o nosso desporto-rei também merece ser estudado por causa das situações completamente bizarras que por aqui se passam. Umas atrás das outras, perante o olhar sereno e conivente de muito boa gente que, independentemente de poder ter outras ocupações, tira grandes benefícios (monetários e não só) do futebol.

Podia passar os próximos minutos a escrever sobre vários casos que, qualquer pessoa com bom senso, percebe que, pura e simplesmente, não deviam ter acontecido ou, em alternativa, jamais deveriam ter sido analisados ou ajuizados de determinada forma. Não o vou fazer. Não me apetece, não tenho pachorra.

Quero, apenas e só, dizer que a situação envolvendo os castigos de Hulk e Sapunaru é verdadeiramente absurda. Era aquando da decisão da Comissão Disciplinar da Liga (sanção completamente exagerada, mesmo que escudada na lei), continua a ser agora que se pronunciou o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (castigo demasiado simpático, mesmo que escudado na lei).

Alguém que me explique, porque de leis não percebo grande coisa, como é que a mesma situação merece suspensões de meses para uns quantos doutores (traduzido em jogos ultrapassava os 20), mas para outros não justifica mais que 3-4 partidas? O que os jogadores portistas fizeram no túnel da Luz não pode ser tão subjectivo. Ou foi grave ou não. É simples. Até há umas horas parecia que tinham sido uns verdadeiros marginais, agora fica a ideia de que tiveram apenas um comportamento ligeiramente pior que jogar com as mãos uma bola que se encaminha para a baliza (embora a multa pecuniária do brasileiro tenha passado de 2.250 para 2.500 euros). Sinceramente, isto é tudo uma palhaçada!

PS – Consta que o FC Porto vai pedir a demissão do presidente da Comissão Disciplinar da Liga. Parece-me bem, pois objectivamente tem razões para se sentir prejudicado por uma decisão aparentemente errada. Aliás, Portugal precisava de uma gigantesca vaga de demissões ou de afastamentos compulsivos. No futebol, na política, em tantas áreas…

PS 1 – Gostava de saber, porque através das imagens não fiquei esclarecido, o que é que Vandinho (futebolista do Sporting de Braga) fez de diferente em relação a Hulk e Sapunaru, durante o intervalo do jogo com o Benfica, para continuar suspenso?