— ler mais..

É apenas o primeiro de muitos que se vão seguir – mais três, pelo menos, e se não existir um encontro imediato de 3.º grau na Liga Europa – mas tem tudo para ser bom. Os jogos entre FCPorto e Benfi..." /> — ler mais..

É apenas o primeiro de muitos que se vão seguir – mais três, pelo menos, e se não existir um encontro imediato de 3.º grau na Liga Europa – mas tem tudo para ser bom. Os jogos entre FCPorto e Benfi..." /> Clássico de emoções fortes - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Clássico de emoções fortes

26 Março, 2014 925 visualizações

É apenas o primeiro de muitos que se vão seguir – mais três, pelo menos, e se não existir um encontro imediato de 3.º grau na Liga Europa – mas tem tudo para ser bom. Os jogos entre FCPorto e Benfica têm proporcionado nos últimos anos os confrontos mais apaixonantes do nosso futebol, muito pela enorme rivalidade existente entre os dois emblemas mas ainda mais pelas poderosas equipas que um e outro têm construído.


Jorge Jesus tem sofrido aos pés do Dragão. A época passada foi mesmo cruel, com a célebre imagem do técnico benfiquista a ajoelhar-se, impotente, após o golo de Kelvin que selava o destino da Liga. Era o primeiro de três enormes baldes de água fria, num final de temporada que tanto os adeptos encarnados como os rivais tão depressa não esquecerão, ainda que com motivações diferentes.


Hoje o Benfica chega diferente à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal. É uma equipa forte, organizada, a jogar bem, com uma liderança confortável na liga e que se encontra novamente com a hipótese de ganhar tudo. É a gestão de todas estas expectativas que assusta a falange benfiquista. Mas acreditar que JJcometa os mesmos erros do passado e não ganhe nada, confesso, não me parece sequer possível. O título está entregue e a gestão poderá ser feita até no campeonato caso o Benfica saia de Braga vitorioso. Mesmo na Taça, a adiantar um favorito, ele teria de ser o Benfica. Lidera todas as estatísticas da Liga, venceu claramente o FC Porto no clássico já realizado e tem ambição de afastar fantasmas de outras épocas.


Acontece, para dar emoção à coisa, que os dragões agora orientados por Luís Castro são uma equipa diferente, por muito que quem entre em andamento não faça milagres. Com Paulo Fonseca o FC Porto dificilmente teria saído apurado de Nápoles. Aliás, com o treinador demitido, os dragões poucas vezes tiveram a sorte do seu lado. E hoje parece haver mais vontade de ganhar. A chegada de Quaresma no mercado de inverno ajudou, até porque os índices de produtividade de Varela melhoraram, a inversão do triângulo também e o ressuscitar de alguns proscritos – como Quintero – tem dado muito jeito para resolver problemas bicudos, como na última jornada o Belenenses.


Felizmente para o nosso futebol, Pinto da Costa e Vieira têm sabido limitar a sua intervenção antes dos grandes jogos e fazer até alguns acordos de cavalheiros para que as coisas corram bem. Com o regresso de Marco Ferreira está tudo pronto para que o magnífico palco do Dragão seja casa de um grande jogo. Torço por isso.