— ler mais..

Mesmo com todos os fantasmas originados pelo triste final da época passada, custa acreditar que o Benfica possa vir a falhar a conquista da Liga 2013/14. Diria que se não fosse a malapata que Jorge..." /> — ler mais..

Mesmo com todos os fantasmas originados pelo triste final da época passada, custa acreditar que o Benfica possa vir a falhar a conquista da Liga 2013/14. Diria que se não fosse a malapata que Jorge..." /> Benfica a um passo do título - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Benfica a um passo do título

10 Março, 2014 956 visualizações

Mesmo com todos os fantasmas originados pelo triste final da época passada, custa acreditar que o Benfica possa vir a falhar a conquista da Liga 2013/14. Diria que se não fosse a malapata que Jorge Jesus tem com as decisões e escreveria agora que os encarnados podem encomendar as faixas de campeão. Seria, afinal, necessária muita incompetência para que o clube da Luz perdesse sete pontos de vantagem com apenas oito jogos por disputar. Matematicamente ainda tudo é possível, mas com a justa e até curta vitória de ontem sobre o Estoril, somada ao empate leonino, a passagem do cetro para o lado da águia parece já mais uma questão de tempo do que outra coisa qualquer.

 

Frente aos canarinhos, o Benfica voltou a mostrar que tem o plantel mais forte em Portugal, uma imensa qualidade e mesmo se o futebol praticado perdeu a nota artística de outros tempos, jogadores como Gaitán, Rodrigo ou Markovic, para citar apenas alguns, estão lá para resolver os problemas criados pelos adversários. Se a vantagem for aumentando, Jesus pode mesmo começar a gerir internamente e sonhar com mais conquistas. Logo veremos.

Em Setúbal jogava um Sporting que tentava continuar na perseguição ao rival Benfica, por muito que as armas à disposição de Jardim nada tenham a ver com os craques de Jesus. O que dizer do empate no Bonfim? É difícil falar apenas de futebol quando uma arbitragem, como foi a de Vasco Santos, tem tanta influência no decorrer da partida e infelizmente também no resultado final. É verdade que errar é humano, mas foi mesmo muito mau o que se passou, num chorrilho de decisões comprometedoras, das que fazem os amantes do jogo terem dúvidas sobre se os encontros se decidem, só, dentro das quatro linhas.

E é pena, porque levanta uma onda de suspeição entre os adeptos do Sporting que o título do Benfica não merecia. Luís Filipe Vieira manteve a espinha dorsal da equipa, vendeu apenas Matic quando não podia fazer mais nada e vai ganhar o campeonato com Jesus porque tem o melhor naipe de jogadores da Liga. O problema é que, feitas as contas entre o deve e haver das arbitragens – e o Sporting tem, de facto, razões de queixa dos homens geridos por Vítor Pereira –, a diferença entre os dois primeiros não seria hoje tão grande. Isso fará com que, uma vez mais, se fale do sistema, dos favores, dos jogos de bastidores tão do agrado dos portugueses. E não fosse a proximidade de interesses entre Vieira e Carvalho na Liga e as coisas estariam ainda mais entornadas. É também pena, porque futebol não é isto. Ou não devia ser.