— ler mais..

FICOU A IDEIA DE QUE PORTUGAL PODIA TER FEITO MELHOR. É AGORA OU NUNCA Suécia. É este o último obstáculo que Portugal tem de ultrapassar para estar presente no Mundial do Brasil. Sem ser a França, ..." /> — ler mais..

FICOU A IDEIA DE QUE PORTUGAL PODIA TER FEITO MELHOR. É AGORA OU NUNCA Suécia. É este o último obstáculo que Portugal tem de ultrapassar para estar presente no Mundial do Brasil. Sem ser a França, ..." /> Já não dá para adiar mais - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Já não dá para adiar mais

22 Outubro, 2013 822 visualizações

FICOU A IDEIA DE QUE PORTUGAL PODIA TER FEITO MELHOR. É AGORA OU NUNCA

Suécia. É este o último obstáculo que Portugal tem de ultrapassar para estar presente no Mundial do Brasil. Sem ser a França, confesso que se trata de uma equipa que antevejo a provocar tantas dificuldades como a turma de Ribéry e Benzema. Menos nomes sonantes, talvez, mais ainda mais brilhantismo na figura, Ibrahimovic, um craque da cabeça aos pés, numa opinião muito pessoal logo atrás de Messi e Ronaldo na hierarquia do futebol.

Agora já não dá para adiar mais. Ficou a ideia de que Portugal podia ter feito melhor na fase de apuramento. Competência em todo o percurso teria dado para uma viagem tranquila até ao país irmão. É verdade que já não temos uma geração de ouro, percebe-se também que a renovação levada a cabo por Paulo Bento não é fácil, mas bastava que a mentalidade fosse outra para que equipas como Israel ou Irlanda do Norte não nos tivessem roubado pontos. O facto de Portugal não ter conseguido bater os israelitas uma única vez devia ser um case-study e só se percebe com uma atitude de relaxe muito própria dos portugueses, o deixar andar quando as coisas parecem ir bem. Às vezes já é tarde quando acordamos. Foi assim em Israel, em Alvalade e custou-nos muito sofrimento. Uma pena sermos assim.

É também uma questão de geração este Mundial do Brasil. Para Ibrahimovic, por exemplo, aos 32 anos será a última oportunidade para brilhar numa fase final. Mas também Portugal tem muita gente que devia ter encarado o apuramento de forma mais séria. Bruno Alves, Postiga e Ricardo Costa, para citar apenas alguns, mais do que provavelmente, não farão outro Mundial. E mesmo Cristiano Ronaldo devia perceber que o seu valor nunca mais será o mesmo se falhar o Brasil.

Costuma ser nos momentos a doer e frente a adversários mais fortes que Portugal mostra todo o valor que (ainda) tem. Pede-se a Paulo Bento ambição e ideias claras para os jogos que faltam, aos jogadores o compromisso que chegámos a duvidar que tivessem. Só uma Seleção muito forte deixará a Suécia fora do Mundial.

À exceção de alguns comentadores que só vivem bem na adversidade, por cá ninguém lucrará com uma eliminação. Os portugueses merecem ter uma equipa no Brasil por tudo e mais alguma coisa, a FPF_sofrerá um rombo grande financeira e desportivamente, Paulo Bento somaria o primeiro grande revés da carreira e os jogadores juntariam à vergonha a tristeza da ausência da prova em que todos desejam participar. Meus caros, façam pela vida. A vossa e a nossa.