— ler mais..

Ainda se joga o Sporting-Alba antes do clássico do Dragão, mas este é o jogo que todos os adeptos do futebol português esperam ansiosamente. Os do Sporting porque veem a sua equipa legitimar espera..." /> — ler mais..

Ainda se joga o Sporting-Alba antes do clássico do Dragão, mas este é o jogo que todos os adeptos do futebol português esperam ansiosamente. Os do Sporting porque veem a sua equipa legitimar espera..." /> Quanto vale este Sporting? - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Quanto vale este Sporting?

17 Outubro, 2013 861 visualizações

Ainda se joga o Sporting-Alba antes do clássico do Dragão, mas este é o jogo que todos os adeptos do futebol português esperam ansiosamente. Os do Sporting porque veem a sua equipa legitimar esperanças que há anos não cumpre, os do FC Porto porque temem pela competência da formação de Paulo Fonseca e sabem que este é um teste a sério e os do Benfica porque veem no encontro do Dragão uma hipótese de ganhar pontos a ambos os rivais.

Em Alvalade a pressão tem vindo a aumentar bastante com a sucessão de bons resultados conseguidos pela equipa de Leonardo Jardim. Por muito que os mais fanáticos se zanguem pela hipotética desestabilização trazida pela candidatura ao título, a verdade é que mesmo Bruno de Carvalho sucumbiu à tentação de dizer que os leões têm vontade de ganhar tudo.

O clássico vai ajudar a perceber quanto vale este Sporting. Não porque uma eventual derrota retire as esperanças aos de Alvalade, mas o comportamento dos que entrarem em campo dirá muito da capacidade leonina. O presidente tem escolhido a radicalização do discurso antes da deslocação a norte, não se percebendo o porquê de dar tanto trunfo à moralização do adversário, que adora ser menorizado. Dificilmente os adeptos do tricampeão deixarão de lhe fazer a vontade com receção quentinha. A verdade é que o Sporting não ganha ali desde a saída de Paulo Bento e também assim se verá se os miúdos de Jardim têm barba rija como tinham os Moutinhos, Velosos e Yannicks da altura.

Em Alvalade há muito a fazer e desde as prendas angolanas que hoje noticiamos aos potenciais investidores sul-africanos tudo conta na tarefa hercúlea que é endireitar o clube após a traumática experiência que foi Godinho Lopes. Mas é preciso ter os pés assentes na terra, não criar demasiadas expectativas, perceber que o talento colocado à disposição de Jardim está longe de ser inesgotável e que tanto FC Porto como Benfica, mercê do investimento que fizeram, têm um grupo de jogadores mais rico. E por muito que Bruno de Carvalho tenha um discurso que tenta colocar o Sporting constantemente no mesmo patamar, hoje os leões não jogam na mesma liga. Ou jogam, sim, mas com armas muito diferentes.

A crença é algo muito importante e uma equipa acreditar nas suas capacidades, em simbiose com uma massa adepta que apoia do princípio ao fim, tem muito peso. Mas pedir títulos pode ser demais. Repetir os feitos de Bento, tão diminuídos por sabichões da altura, seria já algo a roçar o fabuloso para o Sporting. Que desta o saibam saborear se lá chegarem.