— ler mais..

A liga ainda agora começou e a arbitragem já anda na boca de toda a gente, como a pasta de dentes no velho anúncio. Mais, a coisa tem tendência para piorar após a vitória de ontem do FC_Porto, em q..." /> — ler mais..

A liga ainda agora começou e a arbitragem já anda na boca de toda a gente, como a pasta de dentes no velho anúncio. Mais, a coisa tem tendência para piorar após a vitória de ontem do FC_Porto, em q..." /> Vai continuar a polémica - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Vai continuar a polémica

28 Setembro, 2013 799 visualizações

A liga ainda agora começou e a arbitragem já anda na boca de toda a gente, como a pasta de dentes no velho anúncio. Mais, a coisa tem tendência para piorar após a vitória de ontem do FC_Porto, em que Pedro Proença decidiu a favor do campeão, através da marcação de um penálti ridículo. Mas se o melhor árbitro português viu falta no lance, o que esperar dos outros?

Em que estado fica o nosso futebol se não houver ninguém capaz de apelar ao bom senso com um discurso semelhante ao de Leonardo Jardim? A verdade é que o treinador do Sporting surpreendeu com a desculpabilização de Xistra, também ele decisivo no jogo dos leões frente ao Rio Ave. Já Jesus, na antevisão da ronda anterior, preferiu incendiar e colocar pressão no campo dos adversários, o que levou à resposta aziada de Paulo Fonseca no Estoril. Enfim, um novelo de conversas e interesses que, confesso, não vejo que se possa resolver apenas com a profissionalização da arbitragem. E que retira a réstia de credibilidade ao futebol nacional, onde todos os canais portugueses têm programas com opinadores que nada mais fazem do que falar dos casos de arbitragem, tantas vezes a roçar a má educação, numa série de acusações de honestidade ou falta dela que nenhum se preocupa em provar. Ainda ontem, enquanto Fonseca preferiu não ver o lance e ironizar dizendo que “pelo menos foi dentro da área”, Rui Vitória acrescentou que o “melhor do Mundo não falha”, insinuando não sei bem o quê. Com a certeza de que assim não vamos a lado nenhum e que é demasiado cedo para estarem todos a gritar o mais alto possível, acredito também que isto vai mesmo piorar. Porque apesar das enormes ambições o FC Porto está a jogar pouco e o Benfica não tem o melhor plantel dos últimos 30 anos, sendo que futebol espetáculo nem vê-lo. Os árbitros, esses, teimam em resolver fim de semana após fim de semana, contribuindo assim para a festa.

Falando um pouco de futebol, o FC Porto fez, de facto, uma 1.ª parte razoável e falhou muitos golos. Já o Vitória jogou sempre remetido cá atrás e mesmo depois do golo demorou eternidades a subir as linhas. É verdade que custa perder assim. Mas a apostar em pontapé para a frente e sem pingo de ambição fica-se sempre mais perto da derrota do que de outra coisa qualquer.

Em Braga há hoje teste de candidatos. Os da casa lutam por um estatuto que a história não lhes dá, os visitantes pelo regresso aos dias de glória mas sem equipa para isso. Resta saber se Paulo Baptista errar – e é bem capaz disso – , Jardim conseguirá voltar a dar a outra face.