— ler mais..

Torneio da modalidade paralímpica conta com 135 participantes em representação de 25 países. Comitiva nacional é composta por 11 atletas   A partir de amanhã, sábado, 15 de junho, e até ao próximo ..." /> — ler mais..

Torneio da modalidade paralímpica conta com 135 participantes em representação de 25 países. Comitiva nacional é composta por 11 atletas   A partir de amanhã, sábado, 15 de junho, e até ao próximo ..." /> Portugal recebe Europeu de Boccia - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Portugal recebe Europeu de Boccia

14 Junho, 2013 855 visualizações

Torneio da modalidade paralímpica conta com 135 participantes em representação de 25 países. Comitiva nacional é composta por 11 atletas

 

A partir de amanhã, sábado, 15 de junho, e até ao próximo dia 23, Guimarães organiza o Campeonato Europeu de Boccia. A competição, que se realiza de quatro em quatro anos e que integra o programa de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013, leva até à cidade berço 135 atletas em representação de 25 países, números que estabelecem um novo record de participantes. Esta importante prova do calendário internacional tem lugar no Multiusos de Guimarães e é organizada pela Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND).

 

Além de país anfitrião, Portugal é uma das 25 nações em prova. Ao todo, são 11 os atletas que vão defender as cores nacionais durante a prova, sob a orientação da seleccionadora nacional, Helena Bastos. A formação de elite nacional vai disputar todas as provas individuais, de pares e equipas (masculinas, femininas e mistas) das quatro classes oficiais do Boccia: BC1, BC2, BC3 e BC4. Depois da bem sucedida aventura nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, em que a seleção das Quinas de Boccia arrecadou duas medalhas (prata e bronze), um quarto e dois quintos lugares, existe uma fundada esperança em mais uma boa prestação.

 

Estreia de Israel, Polónia, Turquia e Ucrânia

O Campeonato Europeu de Boccia, que se disputa em Guimarães, vai “batizar” as delegações de Israel, Polónia, Turquia e Ucrânia. É a primeira vez que estas nações vão participar numa competição internacional federada de Boccia. Importa, ainda, destacar que este será, também, o primeiro torneio da Boccia International Sports Federation (BISFed), federação internacional recentemente criada e que tutela esta modalidade.

 

O boccia – modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos e que integra o programa paralímpico desde 1984 – destina-se a atletas com paralisia cerebral em cadeira de rodas, podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos. Esta modalidade envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca que funciona como alvo e que também se designa como “jack”. O objetivo do jogo consiste em colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo. Os atletas podem atirar as bolas com a mão, com o pé, com uma calha ou um ponteiro – dispositivos apenas utilizados por atletas com paralisia dos quatro membros motores.

 

CED2013 aposta forte no desporto inclusivo

Trata-se de uma iniciativa importante para Portugal, na medida em que os atletas de elite medalhados nos paralímpicos vão representar a selecção nacional. Além disso, é um evento desportivo muito especial para Guimarães 2013 que aposta no desporto inclusivo, no desporto sem barreiras e no desporto para todos independentemente da sua condição física.

 

Programa:

Multiusos de Guimarães

– 16 junho | 17h00/18h00 – Cerimónia de abertura

– 17 a 19 junho | Competição (pares e equipas)

– 19 junho | 11h40 – Entrega de medalhas (pares e equipas)

– 19 a 22 de junho | Competição (individuais)

– 22 de junho | 18h15 – Entrega de medalhas (individuais)

– 22 de junho |  18h45 – Cerimónia de encerramento