— ler mais..

LEÃO PERDE CAPITÃO AMÉRICA E UM LÍDER. FC PORTO PROCURA VAGA EM MANCHESTER. BENFICA DEVE APROVEITAR REGRESSO DE JAVI. Com a grave lesão de Onyewu o Sporting perde um dos seus pilares. Não porque se..." /> — ler mais..

LEÃO PERDE CAPITÃO AMÉRICA E UM LÍDER. FC PORTO PROCURA VAGA EM MANCHESTER. BENFICA DEVE APROVEITAR REGRESSO DE JAVI. Com a grave lesão de Onyewu o Sporting perde um dos seus pilares. Não porque se..." /> E depois nada será igual - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

E depois nada será igual

23 Fevereiro, 2012 792 visualizações

LEÃO PERDE CAPITÃO AMÉRICA E UM LÍDER. FC PORTO PROCURA VAGA EM MANCHESTER. BENFICA DEVE APROVEITAR REGRESSO DE JAVI.

Com a grave lesão de Onyewu o Sporting perde um dos seus pilares. Não porque seja um central de outro mundo, porque não é, ou não haja em Alvalade gente capaz de o substituir. Mas se olharmos para a época leonina, não é a toa que o Capitão América se tornou um dos mais queridos dos adeptos. Tem a ver com os pontos que conquistou com golos, a atitude dentro de campo, a excelente capacidade de comunicação. Isso levou a que se perdoassem nítidos problemas de relação com a bola e falhas defensivas. Fará falta a Sá Pinto? Claro.

Hoje em Manchester o FC Porto precisa de fazer o jogo perfeito para seguir em frente na Liga Europa. A história joga claramente contra o dragão, que nunca ganhou em Inglaterra e as circunstâncias não ajudam, mas no futebol tudo é possível e é assim que os jogadores têm de pensar. A temporada não corre bem a Vítor Pereira e as vitórias de Villas-Boas são um fardo difícil de carregar, mas o mestre em Londres também não vai bem. A vida é assim e o futebol não é uma ciência exata. Ainda podem ambos ser felizes. Mas não será fácil.

Após a inesperada derrota em Guimarães há boas notícias para os encarnados. Javi está apto para integrar o meio-campo, ele o único titular que não perdeu esta época. Dizem os críticos que terá sido a ausência do espanhol, a juntar à de Witsel, a explicação para a derrota. É mais fácil analisar os jogos depois de se conhecerem os resultados. Óbvio é que o trinco faz muita falta e que Matic não é da mesma igualha. Mas o Benfica precisa de tocar a reunir antes que duas derrotas seguidas se tornem num problema maior do que realmente são. É preciso bater a Académica custe o que custar para voltar ao caminho certo na liga e vencer o Zenit para que a Champions continue viva. Só que os triunfos não regressam apenas porque Javi está de volta. É necessário fazer mais e melhor. Antes que seja tarde.

PS – A marcação do clássico para sexta-feira é um dos expedientes em que o futebol português é fértil mas que não fica bem ao clube da Luz. Utilizar a Seleção, a Nacional e as outras,  como estratégia para ganhar vantagem sobre o FC Porto no jogo do título é inteligente. Mas feio. Pena que assim seja.