— ler mais..

OS LEÕES TÊM RAZÃO DE QUEIXA, SIM. MAS TÊM DE DECIDIR DE UMA VEZ POR TODAS QUAL O CAMINHO A SEGUIR. ANTES QUE SEJA TARDE. Que o Sporting tem razões de queixa da arbitragem esta época não merece gra..." /> — ler mais..

OS LEÕES TÊM RAZÃO DE QUEIXA, SIM. MAS TÊM DE DECIDIR DE UMA VEZ POR TODAS QUAL O CAMINHO A SEGUIR. ANTES QUE SEJA TARDE. Que o Sporting tem razões de queixa da arbitragem esta época não merece gra..." /> O Sporting e a arbitragem - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

O Sporting e a arbitragem

22 Dezembro, 2011 956 visualizações

OS LEÕES TÊM RAZÃO DE QUEIXA, SIM. MAS TÊM DE DECIDIR DE UMA VEZ POR TODAS QUAL O CAMINHO A SEGUIR. ANTES QUE SEJA TARDE.

Que o Sporting tem razões de queixa da arbitragem esta época não merece grande contestação. Os jogos com Olhanense e Marítimo no início foram os mais marcantes e na altura, somados a uma equipa que procurava identidade, atrasaram o leão, que só em Paços de Ferreira se voltou a encontrar. Mas mesmo que na Liga da Verdade promovida por Record o clube de Alvalade siga na frente, não se pode apontar essa como a única causa para os males da equipa de Domingos. Percebo a revolta, mas há muito mais a analisar.

Esta questão no clube já vem de longe. Bento sofreu na pele as agruras de uma relação difícil. Nos anos seguintes a coisa estava tão mal que os árbitros eram o menor dos problemas, mas agora, com o investimento feito e nova crença, o Sporting tem de perceber o porquê de tão mau convívio. E, de facto, com os internacionais a coisa ainda fica pior. A atuação de Pedro Proença em Alvalade, por exemplo, ultrapassa a mediocridade a que estamos habituados. Qual o caminho a seguir é a questão que se coloca aos leões.

Estar calado e tentar sensibilizar os árbitros é hipótese. É isso que fazem FC Porto e Benfica, falando apenas, alto e a bom som, após derrotas em que são obrigados a procurar culpados. Pinto da Costa, esse, tem vários ódios de estimação. Duarte Gomes pagou por isso.

O problema dos leões é que têm pouco peso institucional e é fácil brincar com quem trabalha em Alvalade. A prova? Gosto pouco do estilo, mas Eduardo Barroso tem razão. Quando o Sporting falou, aqui-d’el-rei: greves, birras e amuos. Vieira fez isso mais do que uma vez e Pinto da Costa repete-o sempre que lhe apetece e nunca houve nada igual. No fundo, o Sporting precisa de saber recuperar um espaço que já foi seu no futebol português e que foi perdendo por inaptidão política de quem o comandou. Denunciando os erros, apesar de correr o risco de parecer queixinhas? Ou seguindo o caminho de Dias da Cunha, que lançou a mais interessante campanha contra o sistema a que este país assistiu? Quem sabe uma terceira via? Tem Godinho Lopes a palavra. Mas vai ser (muito) complicado.