— ler mais..

É verdade, concordo com Villas-Boas, uma pena a final da Liga Europa ter tido direito a uma exibição tão pífia de um dragão de quem se esperava mais. Mas já dizia o outro, as finais foram feitas pa..." /> — ler mais..

É verdade, concordo com Villas-Boas, uma pena a final da Liga Europa ter tido direito a uma exibição tão pífia de um dragão de quem se esperava mais. Mas já dizia o outro, as finais foram feitas pa..." /> A liga foi ganha por Dragão de Champions - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

A liga foi ganha por Dragão de Champions

19 Maio, 2011 743 visualizações

É verdade, concordo com Villas-Boas, uma pena a final da Liga Europa ter tido direito a uma exibição tão pífia de um dragão de quem se esperava mais. Mas já dizia o outro, as finais foram feitas para serem ganhas. Só que a equipa que o FC Porto construiu este ano, claramente de Champions e não desta prova, habituou-nos a mais, muito mais. Quem não se lembra do festival em Moscovo ou da reviravolta frente a Villarreal no Dragão? A 2.ª mão em Espanha foi apenas a cereja em cima do bolo numa caminhada que deverá deixar orgulhosos todos os portugueses e não apenas os adeptos do mais ganhador dos clubes portugueses. Pode dizer-se que são precisos dois para dançar o tango, mas curiosamente o Sp. Braga fez aquilo que se esperava, o dragão… ganhou apenas.

Não foi neste jogo que os portistas mereceram conquistar o troféu. Em Dublin foi o talento de Falcão quem fez toda a diferença e não as táticas de Villas-Boas ou o perfume do futebol de Hulk. No miolo esteve também a solução para quase todos os males, novamente não pelo brilhantismo, mas pela capacidade de trabalho de Moutinho, Guarín e Fernando. Este, curiosamente, não fosse a classe de Helton e a falta de lucidez de Mossoró e podia ter borrado a pintura, fazendo companhia a Rodríguez no cantinho dos malcomportados.

Queixa-se Domingos de um cartão vermelho por mostrar a Sapunaru, que devia ter visto o 2.º amarelo por falta sobre Sílvio. Tem razão. O lateral portista devia ter ido tomar banho mais cedo. Mas não pode dizer que perdeu devido à arbitragem, pois o agredido da 2.ª parte nem devia lá estar, pois também ele devia ter sido expulso, e com vermelho direto, numa entrada assassina sobre Hulk.

Ganhou a melhor equipa, tanto ontem como durante toda a prova, sem que isso retire mérito a um Sp. Braga histórico. Villas-Boas fez um grupo fantástico, recuperou o título perdido para o Benfica, começou a temporada logo a ganhar a Supertaça, humilhou o grande rival nos jogos da Liga e na reviravolta da Taça de Portugal e domingo pode somar mais uma conquista. A frase é de perder o fôlego, como são as vitórias de uma equipa campeã sem derrotas. Confesso que gostava de ver Pinto da Costa a segurar estes craques para ver o que fará o jovem técnico na Champions na próxima época. Não sei se o FC Porto se pode dar a esse luxo, mas acredito que poderá ser também a única forma de segurar o homem que veio abalar o futebol português. Porque sabendo-se que AVB não morre de amores por Mourinho, essa seria a única forma de repetir um feito considerado inigualável, ou seja, conquistar duas taças europeias consecutivas como fez o Special One. Vai ser giro o futuro. O de André Villas-Boas e, a ver vamos, o de Domingos. Parabéns a ambos.