— ler mais..

Santos Graça, etnógrafo dos meados do século XX, consagrou a cultura poveira sob o epiteto “poveirinhos pela graça de Deus”. A Póvoa de Varzim é a grande cidade onde se encontra um por..." /> — ler mais..

Santos Graça, etnógrafo dos meados do século XX, consagrou a cultura poveira sob o epiteto “poveirinhos pela graça de Deus”. A Póvoa de Varzim é a grande cidade onde se encontra um por..." /> Rio Ave: caxineiros pela graça de Deus - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Rio Ave: caxineiros pela graça de Deus

29 Agosto, 2014 1079 visualizações

Santos Graça, etnógrafo dos meados do século XX, consagrou a cultura poveira sob o epiteto “poveirinhos pela graça de Deus”. A Póvoa de Varzim é a grande cidade onde se encontra um porto de pesca partilhado também por caxineiros. As Caxinas, um lugar vila-condense com grande densidade populacional, emergiram em meados do século XIX, quando para ali, e também para a Poça da Barca, se transferiram pescadores poveiros empurrados pelo crescimento urbano.

O grosso dos adeptos do Rio Ave é formado por caxineiros. Vila do Conde é um concelho grande mas são as Caxinas que dão cor ao clube. Foram os caxineiros, pois, os mais efusivos na festa de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa.

Um prémio para um clube gerido com tino por António da Silva Campos – e também pelos seus antecessores, sempre sob a supervisão do antigo e futuro presidente da câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida -, treinado por um homem ponderado e que sabe do ofício e dirigido no terreno pelo meu bom amigo Miguel Ribeiro (um dos protagonistas desta foto). Um clube que esta época foi reforçadíssimo com a entrada de Marco Carvalho, um puto que conheci nas lides, que acompanhei no seu exórdio como diretor de comunicação do Sp. Braga e que já aqui elogiei pela forma como utiliza as ferramentas disponíveis para divulgar a imagem do clube que representa.

Nas pessoas do Marco e do Miguel aqui ficam os meus parabéns para um clube de que gosto muito e que, acredito, não vai estar na Liga Europa apenas para cumprir calendário. Quem tem a graça de Deus, e o Ukra, assim pode confiar.