— ler mais..

Mário Figueiredo, o homem que passou pela Liga como um furacão, disse ontem que Luís Duque, o novo líder, é “um boneco de palha” da Olivedesportos. Parece mais ou menos consensual que M..." /> — ler mais..

Mário Figueiredo, o homem que passou pela Liga como um furacão, disse ontem que Luís Duque, o novo líder, é “um boneco de palha” da Olivedesportos. Parece mais ou menos consensual que M..." /> O boneco de palha e o incendiário - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

O boneco de palha e o incendiário

18 Março, 2015 942 visualizações

Mário Figueiredo, o homem que passou pela Liga como um furacão, disse ontem que Luís Duque, o novo líder, é “um boneco de palha” da Olivedesportos.

Parece mais ou menos consensual que MF foi um presidente não consensual, depois de ter sido eleito aos ombros dos pequenos e médios clubes, num xito histórico do nosso futebol.

MF quis dinamitar o status quo e centrou o seu programa nos direitos televisivos, na tentativa de destruir o império da empresa de Joaquim Oliveira.

Perdeu mas deu luta.

Saiu mas deixou uma porta aberta. Os clubes perceberam que podem ganhar muito mais se os direitos estiverem centralizados da Liga mas continuam amarrados a compromissos de curto prazo e a Olivedesportos continua a ser, digamos, o BES do futebol.

MF não foi um presidente negligente – foi apenas um presidente imprudente. Quis ganhar a guerra sem exército. Pior, partiu para a guerra sem apoios e num ataque frontal.

O resultado é o que todos conhecem.

MF foi à sua vida mas entretanto a Olivedesportos já está a pagar pesadas multas exatamente por não respeitar o direito universal da livre concorrência. E entretanto foi muito graças a MG que a questão das apostas online progrediu, estando quase a dar frutos para os nossos clubes.

Bem vistas as coisas, MF cumpriu um papel importante. A forma como o fez é que estava errada.

Falta agora saber se Luís Duque vai conseguir ir mais além. Não há qualquer sinal de que o faça no campo dos direitos televisivos mas a verdade é que tem um grande problema para resolver e esse problema são os 6 milhões de défice da Liga de Clubes. Responsabilidade de MF, sim, mas também do boicote de que foi alvo a partir do momento em que passou a ser um solista sem orquestra.

MF saiu da Liga e o principal campeonato de imediato ganhou um importante sponsor.

É a velha teoria dos vasos comunicantes. O que um não tinha, o outro teve de imediato.

Porquê?

É uma boa pergunta.

Mas de aí até se considerar Duque apenas uma sena triste…mais cuidado.

O presidente da Liga é um homem do futebol, conhece bem o terreno que pisa e as forças que o cercam. Talvez nos possa surpreender em breve. Sem a beligerância de MF mas sainda em defesa do equilíbrio competitivo dos nossos campeonatos.

Esperemos para ver.