— ler mais..

Cumprida a oitava jornada, o campeonato está do caraças. O Benfica perdeu, e bem, em Braga e fica com o FC Porto apenas a um ponto, o V. Guimarães a dois e o Sporting a três. Mas na luta por um lu..." /> — ler mais..

Cumprida a oitava jornada, o campeonato está do caraças. O Benfica perdeu, e bem, em Braga e fica com o FC Porto apenas a um ponto, o V. Guimarães a dois e o Sporting a três. Mas na luta por um lu..." /> Ao Benfica só lhe faz bem este pontapé nos queixos - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Ao Benfica só lhe faz bem este pontapé nos queixos

27 Outubro, 2014 981 visualizações

Cumprida a oitava jornada, o campeonato está do caraças.

O Benfica perdeu, e bem, em Braga e fica com o FC Porto apenas a um ponto, o V. Guimarães a dois e o Sporting a três. Mas na luta por um lugar na Champions também pode entrar o Sp. Braga de Sérgio Conceição, que está a 5 pontos do líder, com os mesmos pontos de Belenenses e Paços de Ferreira.

Deixem-me só dissertar um pouco sobre Belenenses e Paços de Ferreira. Os azuis do Restelo são uma equipa serena, versátil e que espelham aquilo que é o seu treinador, um Lito Vidigal que acompanho no Facebook e que tenho aprendido a apreciar pela sua dimensão humana. Escreveu ele a propósito de mais uma homenagem a Vicente, este domingo: Adoro um abraço colectivo de almas, de afecto, de sonhos, de luz..de vários azuis”.. A nossa história faz-se assim. Trabalhamos para dias como o de hoje!  Cá está um treinador que não se esconde, que comunica e partilha. E que para além do mais é adepto de um futebol positivo e eficaz.

Quanto ao Paços de Ferreira, já tive oportunidade de dizer ao próprio Paulo Fonseca que tem um futebol surpreendente, jogando com dois médios (um deles o adaptado Sérgio Oliveira, um jogador fora de série) e com dois pontas-de-lança, com um jogo largo e profundo, na verdadeira aceção da palavra “harmonioso”. Não sei até quando este estado de graça vai durar mas estou a gostar muito do que estou a ver.

O Sp. Braga de Sérgio Conceição é uma equipa à imagem do seu treinador: joga de mangas arregaçadas. E tem em Danilo e em Pedro Tiba dois dos melhores cinco médios a jogar em Portugal.

Voltando ao topo da tabela, esta derrota do Benfica vai fazer bem ao campeão, que estava a precisar de baixar a crista e cair no real do campeonato. Ninguém pode dizer que este Benfica tem um futebol vulgar porque é uma equipa que quando processa é uma máquina. Mas, atenção Houston, temos alguns problemas. Jesus continua a insistir em Lima e vai continuar a bater na parede pois Lima está muito curto para o jogo que os encarnados praticam. E, já se viu também, Enzo anda a pagar a falta de uma muleta e a dupla de centrais já não é o que era. Em Braga, não sei se repararam, mais uma vez o Benfica sofreu dois golos pelo lado de Maxi. Do guarda-redes acho que nem vale a pena falar.

Quanto ao FC Porto, confesso a minha estupidez para tentar perceber o que vai sair dali. A equipa parece, porém, gostar de viver no fio da navalha e essa é uma qualidade importante na alta competição. Tem valido Jackson, o melhor ponta-de-lança do mundo.

Falta apenas falar neste grupo do Sporting. O meu futebol preferido desde que Nani começou a carburar. Há notórios problemas na defesa mas é a equipa que mais joga para a frente. Dá gosto vê-la jogar e anima todos os jogos.

Quanto às outras equipas, Marítimo e Rio Ave ainda estou para ver o que vai sair dali no campeonato e se me pedirem para pôr algumas das poucas fichas que tenho…aposto no Moreirense de Miguel Leal.