— ler mais..

Adelino Caldeira é, para muitos adeptos da bola, uma figura sinistra. O que só abona em seu favor pois não estamos a falar dos adeptos do FC Porto. Estes têm a obrigação de valorizar este advogado..." /> — ler mais..

Adelino Caldeira é, para muitos adeptos da bola, uma figura sinistra. O que só abona em seu favor pois não estamos a falar dos adeptos do FC Porto. Estes têm a obrigação de valorizar este advogado..." /> Adelino Caldeira (o Conde Redondo) é um campeão - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Adelino Caldeira (o Conde Redondo) é um campeão

24 Setembro, 2013 3898 visualizações

Adelino Caldeira é, para muitos adeptos da bola, uma figura sinistra.

O que só abona em seu favor pois não estamos a falar dos adeptos do FC Porto. Estes têm a obrigação de valorizar este advogado que acompanha Pinto da Costa há muitos anos. Sobretudo nos piores momentos.

Caldeira é um advogado de mão cheia. Não apenas é o patrão de um dos grandes escritórios do Porto – onde trabalharam Mário Figueiredo, o líder da Liga, e Paulo Gonçalves, um dos homens da superestrutura do Benfica – como também foi vital na resolução de dois casos bicudos que afetaram os azuis e brancos: o Apito Dourado e o subsequente processo do TAS. Não está aqui em causa a substância dos processos – continuo a pensar que Ricardo Costa foi benevolente com o FC Porto… – mas apenas a forma como a defesa foi armada. Caldeira esteve ao nível dos génios.

Não falei muitas vezes com ele mas lembro-me de um estágio do FC Porto em Viseu onde ficamos algum tempo à conversa. Tinha dele uma péssima imagem, mudei completamente a minha impressão. Caldeira é um daquelas pessoas que estão sempre um passo à frente. Acreditem, não é para todos.

Na SAD do FC Porto, o seu percurso é também um caso de estudo. Manteve-se sempre firme e mesmo quando o quiseram usar como arma de arremesso – apontando-o como sucessor de Pinto da Costa – soube rapidamente esclarecer que não está ali para isso.

Costuma-se dizer que atrás de um grande homem, neste caso Pinto da Costa, está sempre uma grande melhor mas já percebemos que aqui não é isso que acontece. Por trás de Pinto da Costa está sempre Adelino Caldeira.

Não pondero aqui o seu belicismo nem as suas últimas atitudes, apenas posso garantir que é um daqueles dirigentes que gostava de ter no meu clube. Pelos seus conhecimentos técnicos, pela sua vivência e experiência e pela capacidade para resolver problemas sérios.

Por isso é que poucos gostam dele, mesmo dentro do FC Porto.

Mas o Conde Redondo continua igual a si próprio. Ou melhor, agora está muito mais magro (ele que, no fundo, nunca foi um elefante branco) mas a anorexia não tolheu de modo nenhum a sua personalidade.

Portanto, meus amigos, preparem-se, pois vão continuar a levar com este campeão que joga na sombra e por vezes vos assombra.