— ler mais..

Segundo o doutor Barroso, sempre que Pinto da Costa fala os árbitros constipam-se. Há que reconhecer o peso institucional de um homem que se eternizou na presidência do FC Porto mas que não dispen..." /> — ler mais..

Segundo o doutor Barroso, sempre que Pinto da Costa fala os árbitros constipam-se. Há que reconhecer o peso institucional de um homem que se eternizou na presidência do FC Porto mas que não dispen..." /> Pinto da Costa tem o boletim de vacinas em dia - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Pinto da Costa tem o boletim de vacinas em dia

21 Dezembro, 2011 2156 visualizações

Segundo o doutor Barroso, sempre que Pinto da Costa fala os árbitros constipam-se.

Há que reconhecer o peso institucional de um homem que se eternizou na presidência do FC Porto mas que não dispensa o apoio de um grupo que apoia as suas recandidaturas. Já ninguém dispensa este momento vernacular.

Ao longo do seu percurso, recorde-se, Pinto da Costa apenas teve um adversário. Curiosamente, também um médico: Martins Soares. Sobre o qual teve vitórias copiosas.

Na sua auto-biografia, se bem se lembram também, não foi por acaso que se escreveu que longos dias têm cem anos.

A poucos dias de completar 74 anos, no dia dos Santos Inocentes, um dia santo muito apropriado, o presidente do FC Porto mantém a fibra e a garra que são características que o tornaram tão forte e poderoso.

Quem convive mais de perto com ele facilmente percebe que sobre estes argumentos prevalece o que muitos chamam carisma.

Pinto da Costa é, como um dia disse António Oliveira, um adiantado mental. Um homem sem tempo, sem época, sem séculos, sem dias…

Luís Filipe Vieira, por exemplo, já percebeu que nada ganha num combate cara a cara. Também ele conhece bem A Fera. Aliás, aprendeu muito com ela, no tempo em que era presidente do Alverca. Entre os últimos presidentes do Benfica, sei que é porventura aquele que Pinto da Costa mais teme…depois de Vale e Azevedo.

O presidente dos azuis e brancos só tremeu realmente quando rebentou o Apito Dourada e isto antes de perceber o que é que tinha sido apanhado nas escutas. O resto do trabalho acabou por ser feito graciosamente pela trapalhona Carolina Salgado, sob o patrocínio sabe-se lá de quem…

Não estou a dizer com tudo isto que Pinto da Costa é um santo. Muito menos inocente. O antigo seccionista do boxe do FC Porto sabe que um combate não se ganha apenas com força bruta e técnica. Há outros factores e certamente que nenhum deles passa por essa abstração criada pelo Rui Santos e que hoje qualquer pateta chama sua e que dá pelo nome de verdade desportiva.

A verdade, já o devíamos saber, é sempre muito relativa. Sobretudo quando encarada de forma desportiva.

Veja-se o que está a acontecer na Coreia do Norte, de onde nos chegam imagens de uma multidão em lágrimas. Estamos a falar do Kim e não do Jorge. Este último ainda não tem estátuas nem mausoléu mas é igualmente idolatrado, tirando aquele momento em que teve de sair do estádio meio escondido no carro de um presidente. Mas o que hoje é verdade ontem era mentira, não é?

É. E o que hoje é verdade é que Pinto da Costa goza sempre é confrontado por peões de brega dos seus inimigos. Não vou dizer que goza que nem um preto porque ainda levo com outro processo da comissão deontológica do sindicato ou, pior ainda, sou tornado sócio honorário da FPF, perdão, do KKK.

O médico Barroso enganou-se. Os árbitros não se constipam sempre que JNPC fala de arbitragem. Os árbitros são homens como os outros e sentem as pressões mas o problema não são eles. O problema é que costuma acontecer lá para Maio. Quando por norma o FC Porto festeja os títulos que realmente interessam, sobrevivendo ao Inverno do eterno descontentamento dos seus adversários.

O Grande Líder portista tem o boletim de vacinas em dias.

Não precisa é da vacina da raiva porque pode bem com a doença dos outros.

Entre os vários comentários produzidos a propósito desta posta, aqui deixo o de António Barnabé:

Sou benfiquista e concordo a 100% com o crónica do sr. EQ

Pinto da Costa é sem dúvida um “adiantado” mental. Foi o primeiro grande dirigente português que constatou que, antes de mais, os jogos começam-se a ganhar fora das 4 linhas, e moveu esforços para usar isso em beneficio do seu clube.

Soube colocar as pessoas correctas nos pontos nevrálgicos dos corredores do poder do futebol português, soube pressionar as pessoas correctas e fazer amizades com quem lhe interessava. É um diplomata. E digo isto sem um pingo de ironia.

A juntar à sua visão, PdC soube ainda aproveitar a conjuntura que o rodeava. Um SCP em queda e um SLB burguês que pensava que ainda dominava o futebol indígena, mas afinal, descobriu a duras penas, tinha pés de barro. Soube fazer alianças com um e outro lado da barricada, jogando rival contra rival, sempre protegendo o seu clube e debilitando ora um, ora outro dos seus rivais… E ainda por cima, ao contrário de muitos, percebe de futebol!

O SCP caiu no buraco (do qual saiu brevemente no inicio do século para cair noutro buraco a seguir) e o SLB teve uns “atrasados” mentais na presidência que custaram mais de 10 anos de desenvolvimento ao clube. Se fosse uma corrida de F1, enquanto o FCP fazia voltas, o SCP tinha espatifado o carro e o SLB tinha ficado 10 minutos na box a escolher os pneus…

A única parte menos positiva, talvez tenha sido um “puxar para trás” tipíco dos portistas. Enquanto o clube se queria afirmar como potência europeia, a mentalidade tacanha de muitos (adeptos principalmente) continuava a prendê-los a uma luta bacoca com o SLB… que a dada altura estava com um pé na cova. Fossem mais ambiciosos e esquececem os complexos que tinham de anos de subjugação aos poderosos de Lisboa, e hoje o FCP teria outra projecção mundial (vejam o que ganharam na CL em comparação com outros clubes, por exemplo). Foi pena… Arrisco a dizer que um PdC no Benfica teria posto, hoje em dia, o SLB a lutar financeiramente, com clubes como o Liverpool, Atlético de Madrid, Juventus ou Lyon… no minimo, e possivelmente teria ganho todos os campeonatos desde há uns 15 anos para cá.

Com isto quero dizer que, apesar de não concordar, aceito que muitos adeptos do FCP, sejam hoje mais pintistas que portistas…