— ler mais..

À sexta jornada do campeonato, “a bola continua redonda”, o F. C. Porto e o Benfica empatam (2-2) e não houve intifada nem pedradas no charco.Os rapazes da fita azul estiveram a vencer..." /> — ler mais..

À sexta jornada do campeonato, “a bola continua redonda”, o F. C. Porto e o Benfica empatam (2-2) e não houve intifada nem pedradas no charco.Os rapazes da fita azul estiveram a vencer..." /> Empate no dragão com sabor a Outono (nem quente nem frio) - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Empate no dragão com sabor a Outono (nem quente nem frio)

24 Setembro, 2011 1140 visualizações

À sexta jornada do campeonato, “a bola continua redonda”, o F. C. Porto e o Benfica empatam (2-2) e não houve intifada nem pedradas no charco.
Os rapazes da fita azul estiveram a vencer por duas vezes, mas a relva é escorregadia, Vítor Pereira sabe disso e até desabafa:”Sinto alguma desilusão”, diga-se, não com a sua equipa de dragões robustos, mas com as “forças externas” que regem o fenómeno futebol e a suas variáveis…ou dá vitória, derrota ou empate. Certo?!
Ora o treinador do F.C. Porto, Vítor Pereira, confessou que está habituado a ganhar, ou melhor, o “seu” F.C.Porto “faz tudo para ganhar”. É, pois, natural alguma desilusão após o empate (2-2) no Dragão, frente ao Benfica, rapazes da “luz” que um dia ainda vão ter de explicar melhor aquele apagão – e que, agora, não vem ao caso.
De olhos postos no relvado, salvo seja, vimos uma primeira parte em que dominou a equipa do F.C.Porto, um colectivo em campo que fez o Benfica reagir ao retardador à pressão dos azuis e à circulação de bola. O domínio notório da primeira parte do jogo pertenceu aos jogadores de Vítor Pereira, o próprio sublinhou, no Dragão,”estivemos sempre por cima e a criar situações, mas não foi possível materializar esse ascendente em golos”.Não será preciso dizer mais nada para quem viu “com olhos de ver” que o F. C. Porto “entrou melhor no jogo”,foi o “patrão”da primeira metade  do jogo e ao intervalo vencia com um golo, ao minuto 37, de Klébe. O golaço resultu de cabeceamento certeiro (piada: treino semanal com resultado após duzentas tentativas). Após o intervalo, o Benfica ouve “Jesus” e motiva-se para surpreender os dragões que acabam por abrandar o ritmo.
O Benfica chegou ao empate numa inspiração de Nolito e concretização de Cardozo. Gritado o golo!, eis que o F. C. Porto não se fica e responde de imediato com um golão de Otamendi. Foi de canto o “lance” do golo!
Convém frisar que Jorge Jesus “mexeu bem na equipa” ao apostar em Bruno César e Saviola. Com esta mexida, o Benfica passou a dominar mais o jogo e Gaitán, a oito minutos do apito final do árbitro, marcou o golo do empate. Quem viu diz que foi um “belo pontapé”, nessa altura tinha os olhos postos no pudim de laranja!
Por duas vezes a vencer estiveram os dragões, que perderam dois pontos (“o futebol é isto”!). Voltando à desilusão de Vítor Pereira, regista-se outro desabafo: “entrámos na segunda parte a sofrer um golo a frio, reagimos, fizemos o 2-1 e depois tivemos um período em que não conseguimos sair a jogar, num jogo de transições,
que se partiu, e acabámos por sofrer o golo do empate, que não traduziu o que se passou ao longo dos 90 minutos”.
Temos pena que o treinador do F.C. Porto sofra, até porque Vítor Pereira “sofreu de novo” quando viu “uma situação caricata, que foi transformar uma situação de vermelho directo em dois amarelos”. Já cá faltavam as críticas à arbitragem, como jogo não é jogo sem erros do árbitro, “Jorge Sousa não esteve ao seu melhor nível. O Cardozo devia ter sido expulso. Achei também que houve dualidade de critérios nos amarelos”.
Fim do jogo, as massas associativas regressam aos seus lares, de autocarro, metro, automóvel ou a pé, como lhes convier, mas com a certeza que “vai haver desforra” do empate. Dragões e águias voltam a jogo, ambas as equipas querem ganhar, com o próximo encontro previsto para o Estádio da Luz, resta escrever que há ainda muito campeonato pela frente para jogar.

UMA COLABORAÇÃO ESPECIAL DE MARIA ISAURA MAGALHÃES

ESTE TIPO DE COLABORAÇÃO ESPECIAL ESTÁ ABERTO A TODOS OS CLIENTES DE BnA. PODEM ENVIAR AS VOSSAS REFLEXÕES PARA eugeniokeiros@gmail.com

Entretanto, aconselho uma vista de olhos a este interessante site sobre arbitragem:

http://www.arbitrosportugal.com/