— ler mais..

Os meus amigos estranham o facto de há muito tempo não poderem ver em minha casa a Sport TV. Há mais de dois anos que deixei de pagar a assinatura. Por duas razões: – Normalmente não estou em..." /> — ler mais..

Os meus amigos estranham o facto de há muito tempo não poderem ver em minha casa a Sport TV. Há mais de dois anos que deixei de pagar a assinatura. Por duas razões: – Normalmente não estou em..." /> Benfica TV espeta segunda lança na Sport TV - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

Benfica TV espeta segunda lança na Sport TV

15 Julho, 2011 1137 visualizações

Os meus amigos estranham o facto de há muito tempo não poderem ver em minha casa a Sport TV.

Há mais de dois anos que deixei de pagar a assinatura. Por duas razões:

– Normalmente não estou em casa quando os grandes jogos acontecem.

– Não considero a Sport TV uma estação de TV mas apenas um sinal para a transmissão de jogos. Por mais de 20 euros, é caro.

A Sport TV tem alguns bons relatadores mas continua sem acertar nos comentadores. Por vezes chego a pensar que alguns estão lá por favor. Mas não quero acreditar nisso. A Sport TV tem também um excelente programa de reportagem, o Repor TV, mas só tem esse programa, não tem mais nenhum. É manifestamente pouco.

Há espaço em Portugal para uma estação televisiva especializada em desporto, mas… nada de monopólios.

Todos sabemos que a Sport TV está alavancada na empresa de Joaquim Oliveira que detém os direitos de transmissão de todos os clubes portugueses. Repito, de todos. Curiosamente, aqui não entra qualquer regulador, a tutela encolhe os ombros e deixa o mercado ditar a sua lei, esquecendo-se do que acontece nesse mercado. E o que acontece é isto: a maioria dos clubes não tem poder negocial e, como já disse alguém muito próximo patrão Quim Oliveirinha, a Olivedesportos até chega a funcionar como banco de muitos clubes, antecipando receitas e resolvendo dificuldades casuísticas.

Os grandes clubes arrecadam cerca de 9 milhões de euros por ano (O FC Porto renegociou o seu contrato recentemente, para 10.4 milhões de euros). Clubes da dimensão do Braga ou do Vitória de Guimarães, um pouco mais. Os clubes mais pequenos não levam para casa muito mais de 1 milhão de euros. Contas feitas, Oliveira paga pouco mais de 50 milhões de euros pelos direitos televisivos do nosso campeonato. Não sei quanto ganha com a publicidade estática e com os assinantes da Sport-TV mas será certamente uma verba muito acima dos tais 50 milhões de euros. Atenção, porém, aos elevados custos logísticos das transmissões televisivas…

Fernando Gomes, o presidente da Liga, fez questão de afirmar recentemente que está a ser pago um preço justo. Ele lá sabe.

Mas eis que algo começa a mexer graças ao Benfica e à Benfica TV. Desta vez ninguém vai rasgar contratos mas tudo indica que o Benfica vai quebrar o monopólio embora tudo possa não passar de show off. Vieira terá feito as suas contas e quer mais de 30 milhões. Se a Sport TV morder o isco, ganhará o Benfica e ganharão sobretudo os outros grandes. Mas se isso acontecer sempre quero ver o que a Liga será capaz de fazer sobretudo pelos clubes pequenos, sem os quais não haveria campeonato…

A notícia da semana é, porém, outra. A Benfica TV vai passar a ter os direitos de transmissão de jogos dos grandes clubes europeus. É mais uma lança que espeta no Big Brother. Sinceramente, não esperei que conseguisse ir tão longe em tão pouco tempo. Veremos o que faz o FC Porto canal.

Pois bem, parece que finalmente algo vai mudar. Esperemos também pelo comportamento do Millenium BCP.