Benfica ainda à frente do FCP…no facebook
O meu amigo e colega de curso Paulo Lima foi levar na 4.ª feira o filho a um infantário da margem Sul do Tejo. Como era um dia especial também para o “seu” FC Porto, deu ao miúdo um cachecol do clube que este colocou ao pescoço. Ia com algum receio de estar a fomentar um agente provocador. Mas a educadora de infância depressa o descansou: “Não tem qualquer problema, os miúdos aqui são quase todos do FC Porto pois são do clube que ganha”.
Acho que ainda ninguém entendeu bem o crescimento do FC Porto em termos de adeptos. Continuamos todos a falar de uma velha sondagem, a dos seis milhões, que estará perfeitamente desactualizada.
O FC Porto hoje é um clube que vale certamente mais de 3 milhões de adeptos, quase todos muitos jovens. Arrisco até: mais 4 do que 3.
Este ano d'ouro vem apenas potenciar o que é uma realidade em afirmação. Pena é que alguns dos responsáveis por este crescimento explosivo continuem com tiques de provincianismo. Mas, lá está, como diz o povo, burro velho não muda.
Um burro que, no fundo, os adversários do FC Porto bem gostariam de ter do seu lado.
Entretanto, a vida continua para além da festa e até a relega para segundo plano. Vamos ter um defeso dominado pelas contratações de Benfica e Sporting.
Enquanto as cigarras cantam a formiga prosseguirá o seu trabalho, sendo também o campeão de vendas da “silly season”.
Entretanto, um leitor do BnA fez-nos chegar este interessante estudo:
Quando o tema é a propagação da marca do clube em termos globais, o Facebook com o seus mais de 660 milhões de utilizadores a nível mundial, é hoje um dos melhores indicadores da visibilidade online de um clube de futebol. Com uma primeira abordagem inédita em termos mundiais a Novembro de 2010, onde publicados pela primeira vez o ranking dos clubes com mais seguidores no Facebook, o Futebol Finance lança hoje oficialmente o Futebol Facebook Ranking, um observatório mensal sobre o alcance das marcas dos clubes na internet. Em termos gerais as sondagens e estudos realizados sobre os clubes preferidos dos adeptos de futebol, têm como base um número reduzido de entrevistas (cerca de mil), com o Futebol Facebook Ranking, o universo alarga-se para 23,5% dos utilizadores de internet a nível global, mais de 660 milhões de utilizadores.
Futebol Facebook Ranking 2011 (Maio)
Clube País Fãs
1 FC Barcelona Espanha + 13.984.000 26
2 Manchester United FC Inglaterra + 12.931.000 27
3 Real Madrid CF Espanha + 12.841.000
4 Arsenal FC Inglaterra + 5.600.000
5 Liverpool FC Inglaterra + 5.457.000
6 Galatasaray SK Turquia + 5.270.000
7 Chelsea FC Inglaterra + 5.145.000
8 Fenerbahce SK Turquia + 3.890.000
9 AC Milan Itália + 3.674.000 34
10 CA Boca Juniors Argentina + 1.838.000
11 FC Bayern Munchen Alemanha + 1.283.000
12 Olympique Marseille França + 1.150.000
13 Tottenham Hotspurs FC Inglaterra + 596.000
14 Manchester City FC Inglaterra + 584.000
15 SC Corinthians Brasil + 533.000
16 Paris Saint-Germain França + 532.000
17 CA River Plate Argentina + 473.000
18 SL Benfica Portugal + 473.000
19 América México + 471.000
20 CR Flamengo Brasil + 468.000
21 SSC Napoli Itália + 437.000
22 BV Borussia Dortmund Alemanha + 374.000
23 FC Porto Portugal + 349.000
24 Chivas México + 336.000
25 Cruz Azul México + 335.000
Notas:
(1) Apenas são considerados para o ranking o nº de fãs de páginas oficiais dos clubes de futebol no facebook.
(2) O ranking será actualizado mensalmente uma vez que o nº de fãs de alguns clubes aumenta aos milhares diariamente.4
(3) A soma do nº de fãs dos 50 clubes do ranking ultrapassa os 83 milhões de utilizadores do facebook