— ler mais..

Os primeiros comentários à renovação do contrato de cedência de direitos televisivos do FC Porto com a empresa de Joaquim Oliveira vão no sentido de considerar que o clube portista fez um grande n..." /> — ler mais..

Os primeiros comentários à renovação do contrato de cedência de direitos televisivos do FC Porto com a empresa de Joaquim Oliveira vão no sentido de considerar que o clube portista fez um grande n..." /> TV: 20 milhões por época é pouco - Bola na Área - Record

Bola na Área

Voltar ao blog

TV: 20 milhões por época é pouco

8 Abril, 2011 891 visualizações

Os primeiros comentários à renovação do contrato de cedência de direitos televisivos do FC Porto com a empresa de Joaquim Oliveira vão no sentido de considerar que o clube portista fez um grande negócio. Permitam-se discordar. É verdade que o FC porto praticamente dobrou o que recebia anualmente e que assegurou imagens para o canal 13 da Zon – onde presumo irá apostar forte a partir da próxima época, com uma grande figura da televisão nacional no comando das tropas – mas na atual conjuntura podia ter pedido mais à PPTV, ficando preso a este contrato até 2018. É sabido que quase todos os clubes da Liga principal e os potenciais estão comprometidos com a PPTV – cujo monopólio curiosamente nunca foi posto em causa por nenhuma dessas entidades onde se acolitam boys… – mas o problema é mesmo o quase. Ou seja, o Benfica. O clube da Luz está a pedir nunca menos de 40 milhões por época a Oliveira e pedir que se saiba ainda é permitido. Só que o contrato do Benfica com a PPTV acaba no final da próxima época e nesta altura a PPTV já devia ter avançado muito mais num processo no qual parece ter perdido o controlo. Também é certo que o Benfica não tem muitas alternativas (a entrada de Rui Pedro Soares no processo parece ter sido fogo de vista…) mas o seu canal tem conquistado “massa crítica” e servirá sempe como via possível caso o clube encarnado não consiga vender os seus direitos a outra operadora de televisão. A Liga, por seu lado, continua a assobiar para o ar, não seguindo o exemplo de outras ligas europeias que optam pela negociação em pacote, que desde logo garante aos clubes mais pequenos verbas que lhes permitem viver sem depender dos grandes. Mas por cá estas dependências continuam a ser muito interessantes. Adiante, porém. Apenas para referir que o FC Porto pode ter cavalgado a onda que o Benfica criou, elevando os valores das contrapartidas pelos direitos televisivos, mas também pode muito em breve verificar que afinal não fez um negócio tão bom assim. Quanto ao Sporting, está amarrado por um contrato de longa distância e vamos ver se o Oliveira mais velho lhe dá alguma compensação. Quanto ao Oliveira mais novo, encontrei-o outro dia, na festa do jornal “O Gaiense”, e pareceu-me apenas entusiasmado com o curso de pós-gradução que está a tirar na Universidade Católica do Porto…