suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

04
1 Roberta Armani, Leonardo DiCaprio, Tina Turner and Giorgio Armani
Roberta Armani (Mr Armani’s niece), Leonardo DiCaprio, Tina Turner and Giorgio Armani

Giorgio Armani celebra o 40º aniversário com uma nova exposição e magnificente desfile.

Era a primeira fila de sonho: Cate Blanchett e Glenn Close cintilavam nos seus fatos brancos; Leonard diCaprio escondia-se por detrás da sua barba; Tina Turner aplaudia efusivamente; Hilary Swank com as suas esguias e tonificadas pernas cruzadas; Lauren Huttone o seu famoso sorriso; e a eterna bombshell Sophia Loren, a provar que a vida continua a vibrar aos 80.

Giorgio Armani, quase com 81, celebrando os 40 anos da sua casa de Moda, trouxe Hollywood a Milão para uma retrospetiva dos 10 anos da sua linha de Alta Coustura, a Armani Privé – e mostrar os edifícios de Silos que converteu, a partir de uma antiga fábrica de cereais, num vibrante espaço de 4 andares que serve de palco à mostra desses anos de Moda, desde a ousada androgenia à elegância de sonho.

“Eu tinha de vir – por ele”, disse Cate Blanchett”, ecoando o calor que rodeava o designer ao longo de uma noite que encerrou com um prolongado aplauso de pé.

Isto foi logo depois do desfile com 10 temas diferentes, desde reminiscências do étnico à chinoiserie com o brilho de uma caixa esmaltada, que foram digitalmente projetados na passerelle, enchendo o cenário com padrões e cores intensas.

“Eu sou muito emocional”, admitiu Armani ao início do dia, quando abriu o edifício de Silos aos seus convidados. “É uma caminhada ao longo de 40 anos, lembrando-me de todos aqueles que colaboraram comigo.”

Giorgio cumprimentou-me à porta do seu edifício de pedra e vidro, em frente à sua sede em Milõa, com a imagem que já lhe reconhecemos: o seu sportswear azul escuro, iluminado pelo seu cabelo grisalho e ténis brancos. Deu-me então o privilégio de uma tour pelos quatro andares, mostrando tudo com a sua pacífica e particular elegância. Começou com o bege de assinatura dos primórdios do seu daywear, no qual uma mulher de calças quebrou fronteiras sexistas, e continuou até chegar aos vestidos glamourosos de Hollywood. Treze secções de exposição incluem criações que não estão organizadas por ano, mas antes misturando diferentes peças da longa carreira do maestro italiano.

“Tenho quase 81 anos – e dei a minha vida a isto”, disse, depois, quando passámos ao edifício Armani original, desenhado por Tadao Ando, onde já vi tantos desfiles – e onde a extravagância elegante daquela noite iria ter lugar.

O Silos, que Armani diz que lhe custou 50 milhões de euros para transformá-lo na elegância que está agora, inclui as mostras de Moda, uma área digital onde as roupas podem ser estudadas em detalhe, e ainda escritórios extensos para o seu staff de Milão.

“Decidi chamá-lo Silos porque este edifício foi usado para armazenar comida, que é, claro, essencial à vida”, disse Armani. “Para mim, tanto quanto a alimentação, o vestuário faz parte da vida”.

Pensado para inaugurar na véspera da Expo – um evento focado em comida que estará patente em Milão até outubro -, o Silos foi desenhado para se tornar icónico em Milão. Um café e uma loja fazem dele um novo sítio para locais e turistas. E o acordo com a cidade é de que o edifício, ou parte dele, será usado para eventos culturais e artísticos, uma vez que algumas das peças de Armani serão temporariamente removidas do local.

“Milão tem um espaço novo, que não havia, de acesso fácil”, disse Armani. “Toda a gente pode entrar, é um presente para o público – mas as roupas são minhas!”

O criador parece ter planeado a sua herança desde cedo, embora não haja muito dos anos 80 em exibição, aqui. Uma das primeiras peças é um casaco e calças da primavera de 1980 usado por Richard Gere em “American Gigolo”, o filme que tornou Armani numa lenda em Hollywood. Mesmo em 1978, Diane Keaton aceitou o Óscar pelo seu papel em “Annie Hall” envergando um casaco Armani. E a exposição também inclui um vestido longo estruturado, usado por Sharon Stone nos Óscares em 1996, ano em que esteve nomeada pelo filme “Casino”.

Enormes ecrãs na parede mostram a chegada das estrelas, enormes perante os espetadores, para que a aparência do alinhamento de primeira fila pareça, mais tarde, uma espécie de realidade aumentada.

Gostava de ter visto um pouco mais de contextualização, porque me lembro da ttroca de palavras e estilos quando Armani enfretou, primeiramente, a bravura de Gianni Versace, depois a sensualidade de Tom Ford e a estética deliberadamente feia de Miuccia Prada.

Mas respeito o desejo de Armani de fazer as coisas à sua maneira, enfatizando não apenas o estilo, mas o toque exímio dos seus artesãos.

“Made in China é uma coisa – made in Italy é algo completamente diferente”, disse, à medida que apontava os detalhes irrepreensíveis nos vestidos brilhantes do 3º piso.

Pergunte ao designer sobre qualquer uma única peça dos cerca de 600 looks da sua coleção e ele contará a sua história, relembrando uma sessão fotográfica com a modelo Amber Valletta, “fotografada por Peter Lindergh no Chipre, em tons de areia e cinza”, guardada na área digital do Silos Armani. Reminiscências de Jodie Foster no início de carreira e Lauren Hutton seguiram-se também na conversa.

Algum arrependimento?

“”Só por aqueles que já não estão comigo”, confessou, referindo-se à querida mãe, com quem jantava todas as noites; e a Sergio Galeotti, o seu parceiro nos negócios e na vida.

Em setembro, haverá um livro: uma biografia orquestrada por Armani sobre a sua vida – e não apenas a da moda.

Entretanto, estaria ele ansioso pela sua noite de estrelas?

“Eu gosto mesmo de estar em casa a jantar com o meu gato, Angel”, disse o Maestro de Milano e o reconhecido ícone da Moda.

2 Lauren Hutton and Giorgio Armani CREDIT Giorgio Armani 3 No Credit (2) 4 Armani Silos  interior - credit Davide Lovatti 5 Cate Blanchett and Giorgio Armani CREDIT Giorgio Armani

6 Giorgio Armani and Glenn Close CREDIT Giorgio Armani  9 Armani Silos interior - credit Davide Lovatti 

8 Mr. Armani and models CREDIT Giorgio Armani 12 Sophia Loren and Roberta Armani CREDIT Giorgio Armani

10 No Credit (2) Giorgio Armani 40th Anniversary - Silos Opening And Cocktail Reception 7 No Credit 13 No Credit 14 No Credit (4) 15 Janet Jackson and Giorgio Armani CREDIT Giorgio Armani 16 No Credit (5)

17 Zhang Ziyi and Giorgio Armani CREDIT Giorgio Armani

Fotos: Davide Lovatti; Giorgio Armani

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH