— ler mais..

Operar uma chicotada psicológica em vésperas de uma jornada internacional é, por si só, uma opção bastante discutível. Mas, contrariando o que é normal, foi isso que o Sporting fez. Dando de barat..." /> — ler mais..

Operar uma chicotada psicológica em vésperas de uma jornada internacional é, por si só, uma opção bastante discutível. Mas, contrariando o que é normal, foi isso que o Sporting fez. Dando de barat..." /> ?Ressuscitados? ajudam Sá Pinto - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

?Ressuscitados? ajudam Sá Pinto

17 Fevereiro, 2012 632 visualizações

Operar uma chicotada psicológica em vésperas de uma jornada internacional é, por si só, uma opção bastante discutível. Mas, contrariando o que é normal, foi isso que o Sporting fez. Dando de barato que a saída de Domingos era tão obrigatória quanto necessária (continuo a considerar que o problema, podendo passar pelo ex-técnico, não começava nem terminava aí), tenho dificuldade em aceitar que mudar de timoneiro a escassas horas do arranque de uma eliminatória da Liga Europa seja uma ideia muito sensata, até porque pode, desde logo, queimar algum do capital de confiança que o novo responsável hipoteticamente terá (e neste caso tem mesmo) junto da maioria dos adeptos. Adiante.

Pese a delicadeza da situação, Sá Pinto teve – ao mesmo tempo – a sorte de não encontrar no compromisso europeu um adversário de topo. O Légia, com dois ou três futebolistas de boa qualidade, é uma equipa com escassa expressão fora de portas. Não estou a tentar dizer que a formação polaca é fraca, apenas a realçar o facto de ser um conjunto mediano, que tem como único objectivo “uefeiro”… chegar até onde der, sabendo, de antemão, que o seu limite será sempre distante da final.

Os leões, como já se previa face ao momento pouco famoso do ponto de vista desportivo e às péssimas condições climatéricas, não fizeram uma exibição de encantar. Longe disso. Mas, no final, sairam ilesos do gelo de Varsóvia. Com sorte à mistura, é verdade, mas também muito por culpa da forma abnegada como a equipa lutou até ao derradeiro instante.

Sá Pinto, sobre quem não tenho dúvidas em relação aos conhecimentos (tenho, e muitas, no que se refere ao temperamento e à falta de experiência), foi certeiro e inovador na hora das substituições. E tendo em conta o resultado das mexidas, creio que Carriço e André Santos ganharão espaço na equipa de Alvalade nos tempos mais próximos. A esse propósito acrescento que não entendi o súbito “desaparecimento” dos dois nas contas de Domingos. Nunca fui daqueles que colocaram os dois atletas nos píncaros, mas jamais entendi que, de repente, tenham passado de promessas quase realidades a… elementos menos que secundários, tradicionalmente suplentes… dos suplentes. O médio, recentemente, até atrás do “desconhecido” Renato Neto (titular contra o FC Porto dias depois de ter sido resgatado aos belgas do Cercle) se encontrava.

O “ressuscitar” de gente da casa pode ser um trunfo importante para o arranque da era Sá Pinto em Alvalade. Resta saber se a aposta é para continuar. Para já… acredito que sim.

PS – O Sporting é consideravelmente mais forte que o Légia. E o empate na Polónia abre boas perspectivas para a segunda mão. No entanto, convém recordar que o Sporting tem, historicamente, uma queda muito particular para esbanjar em casa o que de bom consegue no exterior. Todos os cuidados serão poucos.

PS1 – As derrotas caseiras de Sp. Braga e FC Porto, diante Besiktas e Manchester City, deixam pouca margem para a reviravolta. Os minhotos foram traídos por uma expulsão evitável e pelo facto de os turcos possuirem uma verdadeira legião de portugueses entre eles. Basicamente… sabiam tudo dos arsenalistas. Quanto ao FC Porto, que teve muitos contratempos no duelo com os ingleses, deve queixar-se essencialmente de si próprio. Da equipa que ganhou a Liga Europa da época passada faltam um Hulk imparável, os golos de Falcão, a motivação de todo o conjunto e um treinador capaz de ajudar por fora. Com Vítor Pereira, como sempre defendi, os dragões irão deixando escapar as suas hipóteses de sucesso até, quem sabe, não restar uma única. Pinto da Costa lá sabe…

PS2 – O Benfica, debaixo de uma temperatura a rondar os -15 graus, perdeu (2-3) na Rússia, diante do Zenit, na Liga dos Campeões. Tudo fica em aberto para a segunda mão. Contudo, acreditando que as águias vão seguir em frente, convém destacar que a ausência de Aimar será um problema complicado de ultrapassar. De resto, o FC Porto também “só” precisava de bater, em casa, esta equipa para se manter na “Champions” e… acabou eliminado.