— ler mais..

O futsal tem vindo a ganhar o seu espaço, contudo ainda há instituições que teimam em tratá-lo como um parente pobre.   A UEFA  apostado cada vez mais no futsal. Gradualmente, mas de forma con..." /> — ler mais..

O futsal tem vindo a ganhar o seu espaço, contudo ainda há instituições que teimam em tratá-lo como um parente pobre.   A UEFA  apostado cada vez mais no futsal. Gradualmente, mas de forma con..." /> Até quando FIFA? - Claudia Futsal - Record

Claudia Futsal

Voltar ao blog

Até quando FIFA?

5 Julho, 2018 25180 visualizações

O futsal tem vindo a ganhar o seu espaço, contudo ainda há instituições que teimam em tratá-lo como um parente pobre.

 

A UEFA  apostado cada vez mais no futsal. Gradualmente, mas de forma consistente. Ainda esta quinta-feira (5 de julho) foi mais um dia histórico para a modalidade, com a realização do sorteio da fase de apuramento para o primeiro Campeonato da Europa de futsal feminino. Um passo de gigante para  crescimento da modalidade, para a igualdade de género, para o direito que as meninas têm de poder sonhar participar num Europeu sem terem de abandonar o futsal e começar a jogar futebol. Há meninas que gostam mais de futsal, outras mais de futebol, todas têm direito a jogar.

 

Ao contrário da UEFA, a FIFA parece ter-se esquecido do futsal. Ainda recentemente, numa entrevista que fiz ao Ricardinho, ele falou da situação caricata de já se saber onde será o próximo Mundial de futebol (2022 no Qatar) e ainda não se saber onde se realiza o próximo Mundial de futsal, que é daqui a dois anos, sabe-se lá onde.

Esta situação figura numa grande falta de respeito pelas federações que demonstraram vontade em organizar o torneio, pelos selecionadores que pretendem começar a planear a preparação, por toda a família do futsal. Para além de uma falta de respeito, demonstra também uma falta de organização.

 

A FIFA não é mãe de um filho só, tem muitos filhos e deveria pelo menos tentar tratar todos da mesma forma. Não deve haver modalidades de primeira e outras de segunda. Se a FIFA quer apenas futebol e não quer tutelar o futsal, há que levar esse assunto a uma reunião e decidir se é ou não para continuar. Para ter uma atitude tão negligente…

 

Não é a FIFA que tem feito o futsal crescer. É certo que um Mundial é um Mundial, mas há outros organismos em patamares mais baixos, como a própria UEFA e as federações nacionais, que têm feito muito mais.

 

Isto já é uma vergonha. Até quando FIFA?