O número de designers escoceses na semana da moda de Londres é surpreendentemente elevado, incluindo Jonathan Saunders, Christopher Kane e Holly Fulton.
Mas irá um Reino Unido desunido continuar a gerar talentos de moda se a Escócia votar a favor da sua independência no referendo marcado para quinta-feira?
Nos bastidores, Jonathan Saunders discutiu apaixonadamente as razões por que, se ainda vivesse na sua cidade natal de Glasgow (a principal cidade escocesa), votaria NÃO à separação da Escócia. E demonstrou elegantemente o seu ponto de vista na passarela.
O seu desfile foi internacional. A música era de Debaixo da Pele, um filme passado na Escócia protagonizado pela atriz de ascendência dinamarquesa Scarlett Johansson. Embora o nome não figurasse das notas do programa, as roupas pareciam mostrar a influência do artista francês Henri Matisse, cuja exposição de recortes, recentemente apresentada em Londres, tem sido um tema recorrente nesta estação.
A moda contemporânea tem de ser vista de forma global, não local, e com esta coleção poética, mas incisiva, Jonathan Saunders provou que pertence à linga internacional.
O designer sempre teve uma excelente noção de cor. Guardo na minha memória as saias rodadas em tons pastel de uma coleção inspirada em Miami Beach e os blocos de cores vivas da sua linha masculina.
Mas este desfile para o verão de 2015 foi verdadeiramente excecional: a intensidade do azul, a riqueza do castanho-alaranjado, o contraste do verde folha.
Viram-se também aplicações, que começaram a aparecer sob a forma de pequenas folhinhas recortadas na frente de um casaco assertoado e foram crescendo, transformando-se em aplicações de folhas ousadas.
O principal elemento decorativo foram os laços – suaves e soltos – na cintura.
Embora existissem muitas outras formas intensas de embelezamento, os laços gigantes aparentavam uma elegância arquitetónica enquanto as modelos desciam por um caminho circular contornado o Museu Britânico.
O escocês Jonathan Saunders apresenta-se como uma boa bandeira do Reino Unido e da moda britânica.