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Suzy Menkes
international vogue editor

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Jonathan Anderson – o mais recente menino prodígio da moda britânica – faz 30 anos na próxima quarta-feira. Mas deu-se um presente antecipado a si próprio: uma boa coleção para o verão de 2015.

O desfile foi bom, senão mesmo espetacular, e revelou o progresso extraordinário de um designer que começou a trabalhar em roupa masculina em 2008, apresentou a sua primeira coleção para mulher há quatro anos e é agora o diretor criativo da marca de cabedais espanhola Loewe, pertencente ao grupo LVMH.

A influência do cabedal foi visível no desfile com cintos gigantes a apertar o corpo, onde antes poderiam ser encontrados os tecidos experimentais semelhantes a papel de JW Anderson. Gostei de ver um novo foco nas curvas femininas em vez de ângulos aguçados, mas senti a falta dos jogos do passado, com materiais da era digital.

O designer manteve a sua mensagem sob os chapéus de aba larga das modelos. Nos bastidores, enviou para a passarela uma fila de frases com única linha, dizendo: “pre-psychedelic”, “Britain meets France”, “mother and daughter”, “elements of abstraction” e “Jacques Tati”.

Esta última referência foi ao diretor e ator cómico de filmes bizarros da década de 1950 (embora a característica gabardina ‘Monsieur Hulot’ de Tati não tivesse marcado presença).

Houve misturas interessantes de cortes aprumados de mademoiselle, mas com uma reviravolta: botões dourados pregados a várias gravatas descendo em camadas sobre um vestido azul marinho ou calças de marinheiro perfeitamente cortadas com botões à frente e atrás. Vão seguramente zarpar das lojas.

Jonathan Anderson aprendeu depressa que a sua queda por cortes invulgares parece sofisticada e elegante, como por exemplo um motivo de marinheiro numa gola em pele gigantesca decorada com cordas de amarração. Outras ideias foram brincar com o jogo macho-versus-fêmea inserindo soutiens visíveis, dando um toque sedutor a uma alfaiataria cuidada.

Em termos geométricos, o fator de destaque foi a escala: golas duplas gigantescas numa gabardina estruturada. Quanto a texturas, vimos uma versão estruturada de um top e uma saia em tecido turco – dando um significado inteiramente novo à ideia de um fato de banho.

As minhas peças preferidas foram as mais simples: um vestido camiseiro em algodão ou um top em cetim rosa alvorada de atar ao pescoço com a barriga à mostra combinado com uma saia drapeada: chique e francês e muito internacional.

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Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

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