Os padrões de mapa militar que Christopher Raeburn adotou como assinatura estão a levar a moda para um lugar novo e interessante entre as coleções para o verão de 2015 apresentadas em Londres.
Desporto sedoso é a nova mensagem: roupas dinâmicas ou informais em tecidos anteriormente considerados elegantes.
“Estou a usar muita feminilidade e novos desenvolvimentos têxteis, como organza e seda de paraquedas”, disse Raeburn, que em apenas cinco anos gerou um enorme impacto com os seus produtos feitos em materiais de fornecedores das forças armadas e da força aérea.
As peças mais impressionantes foram num tecido fúcsia iridescente criado quando a seda de paraquedas deu lugar ao nylon na década de 1960. Calças em organza italiana davam uma leveza esvoaçante a um vestido camiseiro mas rígido.
As cores, como retalhos de rosa alvorada e azul pálido, foram inspiradas pela vista de um avião sobre aquilo que Raeburn apelidou de “os campos épicos cheios de aviões abandonados que polvilhavam o deserto do Arizona”.
Não admira que o designer precisa de um mapa aéreo – e seja suficientemente inteligente para o imprimir numa T-shirt de seda.