Cores e texturas reminiscentes de Picasso
A francesa Côte d’Azur é um marco de moda para a temporada de verão de 2015 de Nova Iorque. Contudo, no seu desfile conciso e colorido, Tory Burch mostrou uma perspetiva diferente do sul de França: Vallauris e a colónia artística de Pablo Picasso na altura em que ele lá esteve com Françoise Gilot e fez nascer a sua cerâmica com padrões.
Tory é uma designer demasiado inteligente para pegar num tema e deixar que este lhe dome o espírito. Em vez disso, ela traduziu a ideia de arte tricotada à mão em roupas com pormenores rústicos.
“Feito em casa”, disse Tory após o desfile para explicar as texturas tecidas das saias justas em jacquard, dos tweeds de ráfia e dos tops em crochet com franjas.
As superfícies interessantes – artesanais, mas não ao estilo hippie da década de 1970 – revelaram-se magnificamente adequadas às silhuetas elegantes e compostas de Tory.
Nas profundezas da sua alma de moda, a designer pareceu focar-se numa camisa fresca em algodão branco, construindo tudo em redor desse ícone de uma forma meticulosa ou mesmo elaborada. A acompanhar a camisa – de mangas curtas ou compridas – e as peças mais rígidas, foram usados ténis brancos e sandálias rasas prateadas. Outras decorações prateadas poderiam iluminar uma saia pela altura da barriga da perna ou vestidos compridos com botões.
Quando aparecia, a cor era intensa: vermelho e azul oceano; ou axadrezados de quadrados laranja contra um fundo azul celeste, sempre sugerindo a cerâmica de Picasso.
O à-vontade das roupas e a passarela em madeira clara tornaram o desfile tão fresco com o sul de França daqueles tempos.