suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

09

Semana da Moda de Nova Iorque, Dia Quatro

 MAIN PIC

Donna Karan acredita na arte, em artesãos e na elegância étnica africana. Mas a coleção que apresentou para o verão de 2015 era demasiado pesada, com decorações escuras e padrões de graffiti – isso para não mencionar aqueles estranhos chapéus altos ao estilo Amish.

A designer foi uma pioneira da etnicidade africana e integrou-a na roupa desportiva norte-americana. Também se focou nos corpos femininos com as suas peças originais e fáceis de vestir na década de 1980.

Estes valores essenciais continuam presentes, com partes de cima ousadas de espírito africano dando uma vibração forte e feminina aos vestidos de verão.

Mas havia algo de estranho e constritor nos cintos e pulseiras em cabedal. Os padrões de rabiscos de graffiti pareciam tão pesadas como as obras vermelhas e pretas digitalmente alternadas em plano de fundo.

Alguns conjuntos étnicos foram bem sucedidos, sobretudo os fatos em tweed artesanais debruados com franjas – mais evocativos de Coco Chanel do que da costa do Marfim.

Contudo, não consegui abstrair-me de uns quantos vestidos drapeados que fluíam livremente sobre o corpo ou de outros num material simples que envolviam confortavelmente as formas com os seus drapeados e rachas.

Donna Karan parece estar a esforçar-se demasiado para incorporar influências africanas. Nova Iorque, a sua cidade natal, ofereceria certamente soluções e peças mais fáceis.

00090h 00110h 00210h 00320h

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH