suzy menkes
Suzy Menkes
international vogue editor

07

New York Fashion Week – Dia Dois.

 

ALTUZARRA MAIN PIC

“Desconstruída e muito sensual”, disse Joseph Altuzarra resumindo a sua poderosa coleção que pegou no visual feminino e aprimorado do início da década de 1960 e, literalmente, o desconstruiu.

Ao som da música do filme Rosemary’s Baby, de 1968, as modelos entraram na passarela mostrado bonitas peças em Vichy cor de rosa – vestidos justos ou calções de corte de alfaiate usados com peitos claramente desnudos sob as partes de cima.

A mistura de inocência e luxúria transmitiu uma mensagem forte com um bafo de decadência – mas sob a forma de peças perfeitamente adoráveis.

Rosemary’s Baby, Barry Lyndon – é a ideia de uma beleza e romance sinistros e desconstruídos, um amor condenado e amaldiçoado”, comentou o designer. No entanto, esta coleção cativante nunca transmitiu nervosismo.

Começou com a utilização de ganga em peças bem estruturadas, vestidas por modelos usando o cabelo apanhado como o da Princesa Grace, o mais elegantes possível: uma camisola em gaze finíssima combinada com camisa e saia; ou um vestido que se abria subtilmente até à altura da coxa.

Foram acrescentadas riscas ao xadrez, cortadas com precisão formando blocos em diferentes ângulos, enquanto que um cinto em cabedal encarniçado ou um casaco em camurça suave evocavam uma sensualidade orientada por um espírito norte africano.

A coleção tinha secções claramente desenhadas, que pareciam tornar-se mais intensamente fetichistas quando uma treliça de cabedal envolvia o corpo, aprisionando-o, ou quando pérolas debruavam vestidos em renda negra – misturando mais uma vez a novidade com o romântico.

Christopher Kane brincou com a inocência/sexualidade do Vichy em Londres e Simone Rocha adotou os debruados em pérolas como assinatura pessoal.

Mas Altuzarra fez uma coleção muito própria, acrescentando-lhe o historicismo de Barry Lyndon de uma forma romântica. Está a milhas de distância do renascimento do sportswear a que temos assistido nas atuais apresentações da temporada do verão de 2015, mas a diversidade é o tempero por excelência da moda – e este desfile foi deveras convincente.

 KIM_0561 KIM_0236 KIM_0221 KIM_0188 KIM_0103 KIM_0090 KIM_0073

ABOUT SUZY

suzy

 

Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

SEARCH