Lacoste and Dion Lee na New York Fashion Week – Dia Dois
A Lacoste entrou no território da moda norte-americana de uma maneira híper moderna. A marca de roupa desportiva francesa apresentou a sua linha masculina/feminina entre as coleções de Nova Iorque.
Tecidos tecnológicos, linhas angulares e formas geométricas somaram-se ao estilo do século XXI – e foram os grandes vencedores na corrida que pretende adaptar a roupa desportiva à era digital no verão de 2015.
O plano de fundo com barcos à vela deu lugar à mensagem do designer Felipe Oliveira Baptista. Ele abordou as corridas de iates, parte do legado da Lacoste, seguindo o credo da moda desportiva marítima: performance, conforto e estilo.
Baptista poderia ter acrescentado “transparência” ao lema, pois os materiais em rede figuraram em peças como um top quadrado, calças e uma impermeável translúcido, aligeirando-as.
Inevitavelmente, a transição entre as linhas masculina e feminina evidenciou uma viragem da simplicidade para efeitos mais ousados – como, por exemplo, quadrados gráficos em vermelho sangue e cor de laranja emoldurando a parte da frente de um vestido ultraleve. A linha de homem acolheu o look dos blocos coloridos em simples T-shirts.
O desfile poderia ter sido encurtado em um terço – e tido mais impacto. Mas o designer tornou a Lacoste credível como marca de moda sem abrir mão dos seus valores essenciais: roupas feitas para a ação.
As peças estruturadas, mas desportivas, do designer australiano Dion Lee também captaram o espírito do novo milénio. Cortes precisos e impressões digitais criaram padrões geométricos e deram energia a roupas de essência simples.
Gostei da forma como este desfile de proporções e porções coloridas nunca se mostrou excessivo. No instante em que as pinceladas de pintura ou os recortes vívidos a evocar Matisse em cor de laranja, azul ou amarelo começaram a passar dos limites, o designer transitou para vestidos pretos de corte simples, debruados com rede prateada no decote.
A combinação do desporto com a alfaiataria produziu uma mensagem moderna. E o look Dion Lee – um casaco cinzento com fecho éclair complementando uma camisa branca decorada com um peitilho de rede prateada – materializou um espírito desportivo e extravagante.