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Suzy Menkes
international vogue editor

06

New York FashionWeek – Dia Um.

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Pharrell Williams – empresário da indústria da música e rei do cool – quer mais do que ser conhecido no mundo inteiro. Quer salvar o planeta. E já começou a trabalhar nisso.

A primeira coleção G-Star Raw for the Oceans, criada em colaboração com a marca de gangas sediada na Holanda sob a curadoria de  Pharrell, estará à vendas nas lojas a partir de sábado. Na passada sexta-feira foi apresentada uma outra coleção para o verão de 2015, no âmbito da Semana da Moda de Nova Iorque, produzida pela empresa de têxteis de Pharrell, a Bionic Yarn, que fabrica uma fibra a partir de detritos de plástico recuperados do oceano.

Acompanhando o diretor de marca global da G-Star Raw, Shubhankar Ray, Pharrell discutiu a importância das roupas do “Golias da ganga” para pessoas que em tempos poderão ter feito troça dos “amantes das árvores”, mas cada vez mais reconhecem a necessidade de proteger a terra e os mares.

“Isso acontece por duas razões. Em primeiro lugar, porque o planeta precisa mesmo de ajuda”, diz Pharrell. “Sabem, o nosso planeta está doente. Nós somos como o sangue que corre nas veias do planeta e existem alguns obstáculos devido a todas as coisas loucas que estão a acontecer no mundo. A segunda razão é porque me aconteceram imensas coisas maravilhosas. Tenho sido generosamente recompensado e abençoado. O mínimo que posso fazer é mover a nossa comunidade global e retribuir ao planeta.”

A “Ocean Night”, decorrida na quinta-feira passada, contou com efeitos de luzes projetados e refletidos sobre o público, reproduzindo o efeito de um oceano agitado por vagas e uma coleção de gangas – desde casacos a calções – mostrados no seu melhor pelo senhor em questão.

Pharrell, o filantropo, é quase tão conhecido como o músico, e o mesmo se pode dizer sobre as suas credenciais de moda. Ele já fundou a marca de streetwear Billionaire Boys Club and Icecream. Mas, acima de tudo, Pharrell é a epítome do cool, encabeçando as listas dos mais bem vestidos em revistas de todo o mundo.

Quando me encontrei com ele em Londres na semana para conversamos sobre o seu estilo pessoal, Pharrel admitiu uma falha fatal nas suas tentativas de ser um príncipe da moda.

“Tenho imensa pena – acho que perdi todos os pontos do mundo, mas é mesmo verdade,” confessou o vencedor de sete prémios Grammy, olhando para mim sob o chapéu que caracteriza o seu look. “Nem sequer sei fazer um nó de gravata!”

Este problema com as gravatas pode parecer minúsculo, uma vez que a sua T-shirt funky, que usa debaixo de um casaco Céline cor de rosa, está adornada com joias que parecem uma cópia perfeitas das correntes douradas de Chanel e pérolas falsas, mas em ouro, jade e pérolas de água doce do grande favorito do hip-hop: Jacob “the Jeweller” Arabo.

Pharrell é um perfecionista, daí o casaco feminino, porque a nova fragrância por si criada em colaboração com a Comme des Garçons Parfums chama-se GIRL, tal como o álbum deste ano, que conquistou as tabelas de vendas e corações mundo fora, repetindo o sucesso do irresistível “Happy”.

“Não sei se o comprei por ser cor de rosa ou por me assentar tão bem – e todos sabem que a Phoebe [Philo] é um génio no que toca a fazer roupas de mulher capazes de passar por unissexo” disse Pharrell, provando numa única frase que é detentor de conhecimentos privilegiados da indústria da moda.

Qualquer colaboração com a forte, mas discreta, divisão de fragrâncias da Comme des Garçon teria de ser original. A marca japonesa ultra cool foi fundada pela designer Rei Kawakubo em 1969 e transformada num sólido negócio de vendas a retalho pelo seu companheiro e CEO Adrian Joffe.

Este fator complementado a inspiração fornecida de Wonderwood, a fragrância de culto com aromas de madeira da Comme usada por Sarah Andelman, fundadora da parisiense Colette, e a colaboração com o mestre das fragrâncias Christian Astuguevieille (a que Pharrell chama “o alquimista”).

“Só colaboro com os mestres de cada ofício”, disse Pharrell. “Sou um aluno aplicado. Gosto de permanecer tão curioso e observador como possível.”

Empilhado no empório recentemente remodelado da Comme no londrino Dover Street Market, GIRL – For Girls and Boys tem uma embalagem impressionante, com ilustrações japonesas ao estilo Manga pela mão do artista nova-iorquino KAWS.

“Acho que a mensagem que quis transmitir foi a liberdade de conseguirmos as coisas que realmente queremos”, prosseguiu Pharrell. “Será que este cheiro o reflete? Não sei. Espero que a ideia seja transmitida pelo produto completo. O frasco é uma obra de arte por si só, bem como o perfume e a marca que o produziu. Acho muito interessante que tenham conseguido fazer isso num perfume criado em colaboração com um músico sem o transformar numa fragrância de celebridades.”

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Vogue International Editor Suzy Menkes is the best-known fashion journalist in the world. After 25 years commenting on fashion for the International Herald Tribune (rebranded recently as The International New York Times), Suzy Menkes now writes exclusively for Vogue online, covering fashion worldwide.

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