Uma noite encantada – com drapeados minuciosos em tecidos suaves e deslizantes. Foi essa a mensagem de Vionnet na segunda colecção de “demi-couture” do designer Hussein Chalayan.
E não foi apenas a elegância arejada composta por formas graciosas a produzir um look refrescante. Houve também uma paleta de tons vermelhos, desde o coral ao escarlate, a acrescentar intensidade à estação outonal.
Hussein já trabalhara com uma grelha complexa anteriormente, utilizando-a como padrão. Desta vez mostrou as suas habilidades geométricas com círculos recortados nas costas e a inserção de pregas com um efeito amarrotado. Tecidos suaves pregueados, torcidos e dando nós numa cauda, sugerindo as habilidades de outro tesouro da Moda: Fortuny.
O expoente dramático foi a apresentação do material sob a forma de uma cauda de crocodilo. Mas isto não eram truques – eram meros efeitos de alta-costura, que poderão ajudar Vionnet a ligar-se a uma base de clientes composta por mulheres sofisticadas que pretendem parecer modernas, mas elegantes
Na próxima estação seria bom ver o designer exercitar as suas capacidades de alfaiataria. No entanto, em termos de fluidez de moda, foi um belo desfile.