Roupas reais com um toque de fantasia.
© InDigital
‘Por vezes, uma nuance é o suficiente.’ – Giorgio Armani
Parecia uma comemoração antecipada do seu 80° aniversário, que celebraria na sexta-feira. Nos bastidores, Giorgio Armani recebia abraços da sua fiel amiga, a atriz Sophia Loren, exuberante em escarlate; cumprimentava Kate Hudson, num vestido com diamantes entretecidos; e posava com o hirsuto Jared Leto.
Contudo, Armani levava tudo no seu encalço.
“Por vezes é suficiente uma nuance”, disse, resumindo a essência do desfile.
Uma nuance? Mas toda a coleção era feita de cores e formas. E calções. A alfaiataria – um eterno ponto forte para os clientes genuínos da coleção Armani Privé – praticamente substituíra a saia sob os casacos amplos.
© InDigital
Esta alteração das silhuetas focou-se em casacos largos, em linha A, em piqué ou crepe texturado, combinados com calções, saias justas ou calças de corte estreito para criar uma silhueta trapezoidal.
E depois havia o vermelho – o escarlate integral que reluzia contra o plano de fundo digital daquilo que parecia uma caixa lacada brilhante.
“O meu nome é vermelho!” poderia ter gritado Armani. Seria o insistência da cor um desfile com 71 peças uma alusão simbólica a um sucesso triunfante na China? E os graciosos vestidos de casamento escarlate um tributo à sua tradição?
Um casaco curto polvilhado com círculos vermelhos poderia até ser uma referência à bandeira japonesa. O público incluía muitos admiradores asiáticos.
© InDigital
Mas havia muitos outros clientes porque, enquanto que alguns designers podem desbravar as fronteiras da alta costura, Armani faz roupas para as mulheres vestirem.
Tirando os elementos de fantasia – embora os véus em rede, pontuados por bolas felpudas, criados pelo chapeleiro Philip Treacy, fossem encantadores – as roupas eram reais. Elegantes e usáveis, mas simultaneamente extravagantes.
© InDigital
Nesta estação, houve alusões à Riviera italiana, a uma época em que as mulheres ainda se passeavam com conjuntos elegantes complementados com delicados sapatos pontiagudos.
© InDigital
Nas palavras do próprio Armani: era o seu look com uma nuance da estação.